Sexta edição do Simineral On fala sobre mineração e desenvolvimento das cidades




O Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) lançou, nesta segunda-feira (16), a sexta edição do Simineral ON, que traz como tema este mês a Mineração e o Desenvolvimento das Cidades. No material, que já está disponível no site www.simineral.org.br, o leitor poderá observar que o setor é um dos mais importantes do Estado do Pará.

Responsável por gerar emprego e renda para milhares de pessoas, a mineração também estimula o desenvolvimento das cidades que abrigam projetos ou operações minerais. A sexta edição do Simineral ON aborda, ainda, como os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) se relacionam com o setor mineral e como, na prática, é possível aplicar tais diretrizes no dia a dia.

Os ODS foram criados em 2015, após várias discussões e conferências internacionais como a Rio+20, que tinha como objetivo realizar uma ação global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar mundial, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas.

Neste mês, o Simineral ON mostra como as atividades mineradoras estão transformando para melhor a realidade de vários municípios paraenses, a exemplo de Marabá, onde o Instituto do Aço Cearense está fazendo a diferença, ao lado da Sinobras, promovendo parcerias com o terceiro setor. E ainda em Canaã dos Carajás, onde a prefeitura criou um fundo municipal com recursos da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), para estimular o empreendedorismo local.

Para o presidente do Simineral, José Fernando Gomes Júnior, a atividade da mineração promove diferentes impactos nos locais onde é aplicada, desde o contexto estrutural, ambiental, até o econômico. “O crescimento econômico a partir da mineração contribui de forma eficaz para o desenvolvimento das regiões em que atuam”, defende.

O Simineral On é uma plataforma que reúne conteúdo multimídia, com vídeos, podcasts, infográficos, entrevistas e hiperlinks que irão estimular os usuários a navegar por outros sites, que oferecem informações de credibilidade sobre o setor mineral. O material digital já está disponível no endereço eletrônico simineral.org.br, além de outras plataformas como Whatsapp e redes sociais.