Chef de cozinha apresenta workshop para os profissionais do Hospital Regional de Marabá




Colaboradores que atuam na cozinha do Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso, em Marabá, irão participar nesta quinta-feira, 16, de um workshop de gastronomia chamado de "Alimentação Saudável". O curso tem como objetivo o aprimoramento das habilidades culinárias, além aplicações variadas e benéficas ao cardápio que é servido aos pacientes internados na instituição.

O curso acontece na própria unidade, que pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciado pela Pró-Saúde. As orientações e dicas serão transmitidas aos colaboradores pelo chef de cozinha André Felipe Mota. Dicas, técnicas de manipulação de alimentos, produção de alimentos saudáveis e gastronomia hospitalar estrarão entre os temas abordados.

A importância da dieta hospital

A dieta hospitalar tem como principal objetivo preservar e recuperar o estado nutricional do paciente internado, além de desempenhar relevante papel terapêutico em doenças crônicas e agudas. O Hospital Regional de Marabá busca, de forma constante, inovar em dietas nutricionais no cardápio, bem como criar pratos que possam ser mais atrativos aos pacientes, e que contribua diretamente na melhoria da qualidade de vida.

Para Nathalia Lobato, nutricionista da unidade, a ação irá capacitar 37 profissionais que atuam diretamente na cozinha do hospital. A cozinha do Regional funciona 24 horas por dia e serve mais de mil refeições diariamente em média, para pacientes, acompanhantes e colaboradores.

"Temos uma preocupação em oferecer alimentação de qualidade, desmistificando que comida de hospital não é boa. Mais de 90% dos nossos usuários, atestam a qualidade do serviço", explicou.

A cozinha do Regional de Marabá possui o selo "Green Kitchen" (Cozinha Verde), concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam), do Estado de São Paulo, em reconhecimento ao uso de práticas sustentáveis e constante busca pelo aprimoramento do padrão de qualidade da alimentação dos pacientes.

Referência em atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios paraenses, o Hospital Regional do Sudeste do Pará possui 115 leitos, sendo 77 de Unidades de Internação e 38 de Unidades de Terapia Intensiva. Entre as diversas especialidades, possui habilitação em Traumato-ortopedia pelo Ministério da Saúde, oferecendo atendimento gratuito nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Buco-maxilo-facial, Cirurgia Plástica Reparadora, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Geral, entre outras. Conta ainda com Neurocirurgia, Terapia Ocupacional, Traumato-ortopedia, Nefrologia, Anestesiologia e Centro de Hemodiálise, com 22 máquinas.