Os canais de denúncias de violações de
direitos humanos Disque 100 e Ligue 180 registram em média 25 atendimentos por
hora pelo WhatsApp. Desde que a nova plataforma foi lançada oficialmente, no
dia 29 de outubro, até 9 de novembro, foram recebidas 7.139 notificações pelo
aplicativo de mensagens instantâneas por meio do número monitorado pelo
Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).
A quantidade de atendimentos realizados
pelo Disque 100 e Ligue 180 pelo WhatsApp já representa 6,1% do total
registrado pelos serviços nas duas primeiras semanas de funcionamento dos
canais na nova plataforma. Ao todo, foram 116.890 atendimentos em todas as
ferramentas disponíveis, incluindo o atendimento telefônico.
As informações da Ouvidoria Nacional de
Direitos Humanos (ONDH), que integra a estrutura do MMFDH e é responsável pelos
dois canais, também mostram que 320 denúncias foram recebidas pelo WhatsApp. O
número representa 4,3% do total de registros do Disque 100 e do Ligue 180 no
mesmo período. Considerando todas as plataformas disponíveis, 7.413 denúncias
foram recebidas em 12 dias.
Para o ouvidor nacional de direitos
humanos, Fernando Ferreira, os números iniciais da utilização dos serviços no
WhatsApp mostram a relevância da implementação da ferramenta como mais uma
forma de acesso aos canais de denúncias.
"O WhatsApp é uma ferramenta
extremamente importante de comunicação no país. Com muita pertinência e
trabalho, a ONDH está conseguindo levar agora ao cidadão vulnerável esse canal
importantíssimo que são o Disque 100 e Ligue 180", afirmou.
Para receber atendimento ou realizar
denúncias por esta nova via, o cidadão deve enviar mensagem para o número (61)
99656-5008. Após resposta automática, ele é atendido por uma pessoa da equipe
da central única dos serviços. A denúncia recebida é analisada e encaminhada
aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos.
Disque 100 e Ligue 180
Além do WhatsApp, os canais de
atendimento do Disque 100 e do Ligue 180 podem ser acessados pelo site da
Ouvidoria e por outros aplicativos como o Direitos Humanos Brasil.
Em todas as plataformas, as denúncias
são gratuitas, anônimas e recebem um número de protocolo para que o denunciante
possa acompanhar o andamento. Qualquer pessoa pode acionar o serviço que
funciona diariamente, 24h, incluindo sábados, domingos e feriados.
O serviço cadastra e encaminha os casos
aos órgãos competentes. Além de denúncias, a plataforma recebe reclamações,
sugestões e elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.
Entre os grupos atendidos pelo Disque
100, estão crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência,
pessoas em restrição de liberdade, população LGBT e população em situação de
rua.
O canal também está disponível para
denúncias de casos que envolvam discriminação étnica ou racial e violência
contra ciganos, quilombolas, indígenas e outras comunidades tradicionais. Já as
denúncias de violência contra a mulher são registradas pelo Ligue 180.