O Hospital Regional do Sudeste do Pará
(HRSP) inicia, nesta quinta-feira (12/11), ações da campanha Novembro Azul, com
orientações sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A
doença deve atingir, neste ano, cerca de 66 mil homens em todo país, de acordo
com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
A unidade, gerenciada pela Pró-Saúde em
Marabá, integra a campanha mundial, realizada tradicionalmente no mês de
novembro, quando é celebrado o dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata
(17/11). As ações do HRSP serão direcionadas aos pacientes, acompanhantes e
colaboradores.
A iniciativa faz parte do projeto
"Espera Humanizada" da Comissão de Humanização do HRSP, que por meio
de equipe multidisciplinar, dissemina informações sobre assuntos relacionados a
saúde e bem-estar.
Durante a ação, a equipe irá percorrer
os corredores e unidades de internação da instituição, alertando sobre a
importância da prevenção, dos cuidados e do diagnóstico precoce do câncer de
próstata, que segundo o INCA, tirou a vida de 15,5 mil brasileiros em 2018.
Diagnóstico precoce
De acordo com o médico urologista
Cassiano Barbosa, diretor Técnico do HRSP, é importante reforçar as ações de
conscientização, bem como motivar o diagnóstico precoce, que aumentam as
chances de cura.
“90% dos casos o câncer de próstata tem
cura, quando o diagnóstico é feito precocemente. Por isso, é fundamental que
homens acima dos 50 anos, façam os exames de rotina anualmente”, explica
Cassiano. “Além disso, caso o homem apresente sintomas como dificuldade de
urinar, sangue na urina e necessidade de urinar várias vezes durante o dia ou a
noite, deve procurar um especialista imediatamente", complementa o médico.
O Hospital Regional do Sudeste do Pará é
uma unidade do governo do Estado que presta atendimento 100% gratuito pelo SUS
(Sistema Único de Saúde), sendo referência para mais de 1 milhão de pessoas, em
22 municípios da região.
Campanha Novembro Azul da Pró-Saúde
A Pró-Saúde, uma das maiores entidades
filantrópicas de gestão hospitalar do país, também está promovendo a campanha
Novembro Azul, com estímulo à prevenção. Neste ano, a entidade buscar enxergar
o problema com os olhos dos pacientes.
A proposta é entender as dúvidas e
angústias da população no processo de adesão à prevenção. Por isso, as
perguntas do público serão respondidas por médicos que atuam na entidade, de
forma didática, orientando com informação, por meio das redes sociais da
instituição.
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica
que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de
50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização
e sustentabilidade.
Com 16 mil colaboradores e mais de 1
milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua
no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24
cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único
de Saúde).