A ideia parece chocante: o bom velhinho,
personagem icônico do Natal, com pele e barba brancas e olhos claros nem sempre
foi assim. Ele já foi representado nos mais variados biotipos, conforme a
região do planeta em que ocorre a festa natalina. Mas, com tanta diversidade
pelo mundo, por que o personagem com estas características é o mais divulgado?
Foi a partir desse questionamento que
surgiu o documentário “Papai Noel: Uma História de Diversidade”. Em uma versão
dinâmica, o conteúdo é inspirado no estudo realizado por AD Junior,
influenciador e head de marketing da produtora Trace Brasil. Para compor o
cardápio de conteúdos produzidos pelo Boticário para 2002 sobre equidade
racial, a marca convidou o ator Lázaro Ramos para ser o narrador da história.
Nada mais natural que o embaixador da campanha de Natal do Boticário trouxesse
esse conteúdo rico e encantador, produzido pela Paranoid com direção de Jessica
Queiroz.
A obra é uma das ações de desdobramentos
da campanha de Natal da marca, que traz um Papai Noel negro. Toda a campanha
criada pela AlmapBBDO reafirma o compromisso do Boticário com a equidade racial
em sua comunicação e atuação no mercado de beleza. O comercial ainda traz a
mensagem sobre a importância de acreditarmos nos nossos sonhos. Lázaro Ramos e
um grande time de vozes relevantes no movimento negro no país - como Djamila
Ribeiro, Tia Má, Família Quilombo, Nathy Finanças e muitos outros - participam
dessa construção coletiva de conteúdos em diferentes plataformas. Além do
minidoc do Papai Noel, o Boticário viabilizou a produção da série Como ser
Antirracista, com Djamila Ribeiro, que vai ao ar às terças, às 22h30, pela Rede
TV!, no programa Trace Trends.
Para conferir, basta acessar os canais
da marca.
Links:
https://www.instagram.com/p/CH7lTv3FK06/
https://www.youtube.com/watch?v=N8IslRz93xE&feature=youtu.be
Sobre O Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de
cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. A marca de beleza mais
amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba
(Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada de cosméticos do país; com mais de
3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados.
Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve produtos com tecnologia,
qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria,
maquiagem e cuidados pessoais. Eleita a marca mais lembrada em Diversidade e
Inclusão** e comprometida com a beleza das pessoas e do planeta, o Boticário
não realiza testes em animais e investe na melhoria contínua de produtos e
processos, para torná-los cada vez mais sustentáveis.