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Crédito: Alex Ribeiro - Ag. Pará |
Pontos importantes e as bases técnicas
do projeto Rodovia Liberdade, visando a obtenção de recursos para a execução
das obras, foram apresentados aos deputados da Assembleia Legislativa do Estado
do Pará (Alepa) em uma reunião ocorrida nesta quarta-feira (9), em Belém. A
mesa foi presidida pelo deputado Osório Juvenil, presidente da Comissão de
Constituição e Justiça (CCJ), e teve a presença do secretário Adler Silveira,
da Secretaria de Transporte (Setran), e da secretária adjunta Renata Coelho, da
Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad).
No último dia 30 de novembro, o
governador Helder Barbalho encaminhou para a casa legislativa o pedido de
autorização para operação de crédito de R$ 400 milhões, visando o início dos
serviços para a construção da rodovia expressa, tida como alternativa
estratégica à rodovia BR-316 para garantir melhor fluxo de veículos e pessoas,
otimizando a mobilidade urbana.
"Seguindo o detalhamento do
Executivo, a nossa expectativa é que, ainda no primeiro trimestre, nós façamos
a licitação e, partindo desse resultado, com o licenciamento aprovado pela
Secretaria de Meio Ambiente, possamos seguir para a execução da obra a partir
do segundo trimestre de 2021" - Adler Silveira, titular da Setran.
Na primeira etapa dos trabalhos, a
Rodovia Liberdade contará com 14 km de extensão com traçado saindo da avenida
Perimetral, em Belém, até a Alça Viária, em Marituba. Já na segunda etapa,
sairá da Alça Viária e segue até o município de Santa Izabel do Pará.
Entre os pontos centrais dessa ação de
mobilidade urbana, já contemplada no Plano Plurianual (PPA), estão a edificação
de viadutos, galerias, pontes, avaliação de solo, compactação de leitos para
que a rodovia tenha uma qualidade que permita não apenas o ir e vir de carros
de passeio como também garantir o fluxo de veículos pesados. O impacto positivo
poderá ser sentido com a expectativa de redução de cerca de 30% do número de
acidentes ocorridos na rodovia BR-316, diminuição do tempo de deslocamento da
população aos centros urbanos na Grande Belém, com o deslocamento do fluxo de
aproximadamente 6 mil veículos por dia da BR para uma via expressa.
De acordo com a Diretoria Técnica da
Setran, a técnica utilizada para a construção é a mesma empregada em outras que
tiveram êxito, como a Rodovia do Mangue, no Recife, e o Rodoanel, em São Paulo,
priorizando o fator ambiental, já que o traçado da nova via foi desenvolvido em
desvio à região do Abacatal, onde vive uma comunidade quilombola.
"É uma rodovia também que tem um
apelo ambiental de preservação do meio ambiente e das comunidades tradicionais,
como os quilombolas do Abacatal. Ela vai seguir já o traçado do linhão que sai
da Eletronorte, ali na avenida Perimetral, e segue rumo ao interior do Estado,
ou seja, com uma menor faixa de supressão vegetal. Então, há um apelo social,
de mobilidade urbana e um apelo ambiental, para que haja uma preservação das
áreas de proteção que irão margear essa rodovia" - Adler Silveira.
Ao final da apresentação, foi exibido um
vídeo que mostrou de forma detalhada os componentes do projeto, as mudanças
propostas, o alcance e os custos. O estudo, de grande relevância estrutural
para a região metropolitana, foi disponibilizado para apreciação dos deputados.