A pandemia acelerou mudanças já em curso
na empresa e fez com que o modelo de colaboração e os espaços físicos de
trabalho fossem repensados. Para proteger a saúde e a segurança das pessoas, em
março de 2020, todas as funções elegíveis - administrativas e de suporte
operacional -, foram colocadas em home office. A partir da experiência
bem-sucedida neste modelo, a Vale decidiu adotar o trabalho remoto em larga
escala e de forma global.
A empresa implantará o formato flexible
office, baseado num tripé de gestão com as modalidades on-site (posições fixas
nas operações), off-site (trabalho remoto) e near-site (hubs colaborativos). O
modelo flexível permite que empregados alternem entre o trabalho remoto e
encontros presenciais nos hubs, ou até mesmo visitas restritas e planejadas nas
operações. Somente funções operacionais seguirão on-site para garantir a
continuidade operacional do negócio com total segurança.
Antes mesmo da pandemia, em 2019, a
empresa já havia começado a adotar o trabalho remoto e a estudar sobre a adoção
de formatos mais modernos e alternativos. Para Eduardo Bartolomeo,
diretor-presidente da Vale, a mudança exige aprendizado contínuo. "Estamos
construindo um novo modelo de trabalho e ele será resultado da contribuição de
cada um de nós. Seguiremos avançando neste novo formato da Vale que queremos,
no qual o bem-estar e a segurança das pessoas está em primeiro lugar",
afirma.
Segundo Josilda Saad, gerente executiva
e líder do programa Jornada Vale, o cenário global desafiador nos últimos meses
intensificou os esforços rumo à mudança de cultura da empresa, trazendo
resultados positivos. "Quando fomos surpreendidos pela pandemia, vimos que
já estávamos preparados para realizar parte das nossas atividades remotamente.
Fizemos uma pesquisa interna e o resultado mostrou que mais de 75% dos
respondentes se sentem produtivos em trabalhar em home office. Para nós, isso
já foi um sinal de que estamos no caminho certo", explica.
Hubs de colaboração
Próximos às unidades operacionais da
Vale no Brasil e em demais países onde atua, os hubs serão ambientes seguros
destinados ao engajamento, desenvolvimento e treinamento de equipes, contando
com mesas flexíveis e salas de reunião adaptadas para áreas de integração e
colaboração.
"Estamos transformando nossos
escritórios atuais em hubs e previsão é de que comecem a ser disponibilizados a
partir de março de 2021", afirma Josilda. No Brasil, além dos espaços já
existentes, serão sete novos hubs distribuídos nos estados de Minas Gerais,
Espírito Santo, Maranhão e Pará. No exterior, haverá pelo menos 10 hubs em
países como Canadá, Omã, Indonésia e China.
Mudança gradual e estratégica
Para que o novo modelo de trabalho seja
posto em prática, a Vale estabeleceu alguns gatilhos de segurança como plano de
resposta à pandemia. Assim, o novo modelo flexible office só será implementado
por completo depois que estes critérios forem atingidos. Além disso, uma
estratégia de gestão de mudanças foi colocada em prática para atender aos novos
requisitos técnicos, de processos e tecnológicos, criando assim um novo
mindset, com ambiente integrado e colaborativo para atingimento do propósito da
empresa.
A Vale tem estudado modelos de
benefícios que possam atender às necessidades específicas e garantir o
bem-estar de todos os empregados que estão em regime de trabalho remoto. Entre
os benefícios já incorporados está o pacote de auxílio ergonomia para a
aquisição de itens que tragam maior conforto e qualidade à rotina, como cadeira,
mesa e outros suportes. A empresa vem realizando conversas contínuas com suas
equipes para que as mudanças em curso sejam adotadas em conjunto e atendam a
todos os empregados.