A Semana Santa se aproxima e para garantir abastecimento do peixe e consequente equilíbrio do preço ofertado nas feiras e mercados municipais, durante o período que antecede o feriado religioso, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, promulgou nesta quinta-feira, 11, o decreto nº99.978.
De acordo com o dispositivo municipal, a partir da próxima segunda-feira, 15, até o dia 02 de abril, apenas será permitida a circulação do pescado para outras localidades do Estado com o prévio cadastramento junto à Secon, que emitirá a Guia de Transporte do Pescado (GTP) aos transportadores identificados com o requerimento oficial das prefeituras municipais, indicando a placa do veículo e a quantidade de pescado a ser transportado. Já o embarque e desembarque do peixe no município de Belém, somente poderá ocorrer no horário de 2h às 6h.
Drive-thru e delivery - Há novidades
este ano. Por causa da pandemia, não haverá a Feira do Pescado tradicional
espalhada em diversos pontos da cidade. Porém, para proporcionar mais opções
para quem deseja consumir o peixe durante a Semana Santa, a Secon e a
Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) irão realizar os
sistemas de drive-thru do pescado, que irão funcionar nos dias 31 de março e 1º
de abril, no Portal da Amazônia e na Feira de Exposição do Entroncamento. Além
disso, também vai funcionar o serviço de delivery, de 28 de março a 02 de
abril, com as vendas feitas pelos vendedores parceiros da Feira do Pescado.
“Temos articulado com a Secon a ação da Semana Santa. Estaremos bem abastecidos com peixes de boa qualidade, preços acessíveis e com a higiene necessária”, disse o presidente do Sindicato dos Peixeiros e vendedor de pescado no Mercado de Ferro do Ver-o-Peso, Fernando Souza.
