A iniciativa da Equatorial Pará que retornou em fevereiro deste ano, se dispõe a levar segurança de forma divertida para crianças e adolescentes por todo o estado do Pará, por meio de palestras com profissionais da área de segurança da distribuidora. Atualmente o trabalho tem sido feito com crianças entre 5 a 12 anos, mas também é aberto para os adolescentes que queiram participar.
O projeto conta com a distribuição de materiais didáticos e lúdicos para reforçar o que foi apresentado durante a programação. Dessa forma, todo esse conhecimento pode ser replicado, atingindo um número maior de pessoas e promove o objetivo da ação que é levar conhecimento a esses jovens e fazer com que eles aprendam de forma educativa sobre como ajudar a economizar energia em casa. Além disso, eles também têm acesso a informações sobre segurança com a rede elétrica e carregamento correto de aparelhos eletrônicos, por exemplo.
De acordo com a técnica de segurança no trabalho da Equatorial Pará, Elizabete Macedo, a conscientização desde cedo faz com que as crianças e adolescentes cresçam sabendo os cuidados necessários para evitarem acidentes. “É muito importante trazermos essas informações para as escolas, pois as crianças levam as informações até as suas casas. Aprendendo de maneira educativa e com brincadeiras fica muito mais divertido de repassar esses conhecimentos”, concluiu.
Confira algumas das dicas
Não empinar pipas perto da fiação elétrica, apenas em locais abertos, para que não tenha nenhum tipo de acidente;
Alertar aos pais ou responsáveis que não se deve fazer poda de árvores que têm contato com a fiação elétrica, apenas profissionais capacitados, habilitados e autorizados podem fazer esse manuseio;
Não fazer a utilização de aparelhos eletrônicos durante o carregamento;
Não dormir com nenhum tipo de dispositivo debaixo do travesseiro;
E muito cuidado com as brincadeiras em dias de chuva, caso tenha raios, importante se proteger em um local totalmente coberto e não debaixo de árvores.