Evento discute democratização do acesso às novas tecnologias na Amazônia





Como garantir o acesso à tecnologia e educação nas comunidades que vivem ao longo dos rios? Como contribuir para a conservação cultural e ambiental da Amazônia? Estes são alguns dos questionamentos que vão guiar o bate-papo “Hackeando Rios”, realizado pelo Fab Lab Belém, nesta quinta-feira 8, a partir das 14h, no prédio Espaço Inovação do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá). O evento reúne articuladores de dois projetos locais, o Barco Hacker e o SolAmazon; e um projeto internacional, o Floating Fab Lab. Todos promovem, em medidas diferentes, trocas culturais com comunidades que vivem às margens dos rios amazônicos e o desenvolvimento de tecnologias sociais. No bate-papo, os convidados irão compartilhar suas experiências, desafios e aprendizados. A ação é uma realização do Fab Lab Belém com o apoio do PCT Guamá.


A expressão Makers aplica-se a uma vasta comunidade de empreendedores que usam a criatividade e inovação para iniciarem, desta forma, a sua atividade empresarial, em nome individual ou constituindo empresas, e que utilizam os Maker Space para lançarem os seus produtos em mercados de nicho, onde as grandes empresas e fabricantes de grandes quantidades não são competitivos.

Os Makerspaces (ou Makerplaces) são espaços de fabricação digital tradicional onde se encontram instaladas as mais variadas máquinas de produção, onde empreendedores, criativos, curiosos, pequenas empresas podem executar elas próprias os seus produtos para venda no mercado ou desenvolver os seus projetos. Estes espaços para além de disponibilizarem o acesso a tecnologias e ferramentas, potenciam também a partilha de conhecimento e criação de sinergias, com foco na criatividade e inovação. Os Haker Spaces têm formato de um laboratório comunitário onde pessoas com interesses em comum, normalmente em ciência, tecnologia, arte digital ou eletrônica podem se encontrar e colaborar ou até construir algo juntos.

Serviço:
Bate-papo Hackeando Rios, no dia 8 de setembro, a partir das 14h, no auditório Espaço Inovação do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá. Av Perimetral, S/N, ao lado do Campus III da UFPA. Inscrições no link: https://www.eventbrite.com.br/e/hackeando-rios-tickets-27377792715. Mais informações: ascom@fundacaoguama.org.br.