Pará tem um clube só para criativos



Pela terceira vez, publicitários paraenses tentaram criar o Clube de Criativos do Pará. Esses clubes de criação existem nas principais capitais do país e têm o objetivo de preencher uma lacuna histórica, além de oferecer oportunidade para reunir o mercado publicitário, debate de ideias, os problemas da categoria e buscar mais qualificação profissional e qualidade criativa. O diretor do Clube, o publicitário Cristiano Pereira afirma que o Clube não será fechado para apenas publicitários: “Todos os profissionais de comunicação e marketing podem participar, desde estudantes, profissionais da fotografia, design e até empresários”.

Para que o projeto desse certo, Cristiano Pereira conta que conseguiu reunir representantes das principais agências de publicidade do Pará. “O próprio momento do mercado gera preocupações importantes para as agências terem que priorizar. Porém, temos a participação de profissionais de praticamente todas elas ligadas ao Sinapro-Pa”, afirmou. O Clube de Criativos do Pará foi criado para valorizar e preservar a criatividade da propaganda principalmente em Belém do Pará. É um dos meios para combater a crise econômica que assola o país. O diretor do Clube afirma que a agências são ferramentas importantíssimas do mercado.  Se o mercado sente a crise econômica, as agências também são afetadas. “Mas não se trata apenas da crise, e sim, da transição dos modelos de mídia. É uma soma de desafios”, ponderou Cristiano.


Diretoria do Clube dos Criativos - Foto Arquivo Pessoal

Publicidade paraense

 A publicidade do Pará é grande e criativa. Houve momentos especiais e até premiação em Cannes. O que acontece hoje é que, além dos desafios econômicos que é enfrentado, os anunciantes agora têm acesso à informação, o que torna a comparação entre agências e o poder de criação, inevitáveis. “Isso tanto pode ser usado para o bem quanto para o não tão bem assim. Com um certo poder de informação, muitos anunciantes hoje conseguem interferir muito no processo criativo, coisa que não acontecia em décadas anteriores”.

Cristiano explica que os anunciantes desejam ver as mesmas criações realizadas em outros centros, outras cidades que possuem verbas diferentes da realidade local. “Mas isso é apenas um dos desafios dos nossos profissionais, no dia a dia das agências”, disse o publicitário.

Além dos anunciantes, os consumidores também estão cada vez mais exigentes, uma vez que, pelas redes sociais, podem interferir na publicação de um anúncio. “O consumidor brasileiro é tendencioso às tradições. E como hoje tudo o que acontece se prolifera rapidamente, as pessoas sentem que precisam opinar sobre tudo. E as polêmicas ganham eco e a publicidade como campo aberto para discussões, torna-se alvo fácil”, afirmou o publicitário.

Contatos

O Clube de Criativos do Pará está presente nas mídias sociais. A fanpage no Facebook possui um grupo com quase 400 profissionais e estudantes https://www.facebook.com/groups/ccpa.
No grupo de whatsApp os membros já chegam a 100 pessoas.

No blog do CCPB, o publicitário que atua na área de criação poderá participar dessa empreitada contribuindo com suas idéias e criticas, podendo ainda fomentar as cabeças criativas de Belém. “E se tem uma coisa que não pode faltar em clube de criação, são as ideias”, contou Cristiano. O blog do CCPE está disponível  e pode mandar a ideia pelo e-mail ccpb@globomail.com

* Reportagem Celso Freire/Revista Pará Mais