Semana do Músico da Uepa inicia com recital neste domingo

A música paraense e seus profissionais serão celebrados durante a quarta edição da Semana do Músico, promovida pela coordenação do curso de Licenciatura em Música, da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O evento inicia neste domingo (20), com a apresentação da banda sinfônica e do Madrigal da Instituição, no teatro Maria Sylvia Nunes, a partir das 18h. De 21 a 23 de novembro, o Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) recebe palestras, oficinas e apresentações. Toda a programação será gratuita e aberta ao público geral.

A comemoração começou tímida, há quatro anos. “Tivemos uma celebração de dois dias, com uma palestra e algumas apresentações. Porém, o evento foi abraçado pelos alunos de forma tão massiva, que não tinha outra coisa a fazer a não ser crescer. Ano passado já eram três dias de programação, esse ano teremos quatro dias, com seis oficinas, oito palestras e apresentações diárias”, observa a coordenadora do curso, Eliana Cutrim.

Todas as atividades giram em torno do Dia do Músico - 22 de novembro – e buscam a qualificação e divulgação da música local, este ano de forma especial, pois a Semana traz o tema “Música do Pará nos 400 Anos de Belém” e resgata a musicalidade belenense em todas as suas manifestações.

No domingo, 20, a Uepa inicia sua homenagem ao músico com um recital do Madrigal, coordenado pela professora Ana Maria Souza. Em seguida, a banda sinfônica da Uepa, formada por alunos e regida pelo professor Anielson Ferreira, se apresenta com repertório eclético – que engloba desde a música paraense até composições internacionais - e grava durante o evento seu primeiro DVD.

De segunda, 21, a quarta-feira, 23, diversas palestras e oficinas serão realizadas no CCSE, trazendo professores da Uepa e convidados para abordar temas pertinentes ao universo dos músicos. As oficinas terão 20 vagas e algumas, como a de Musicalização para Bebês, já se encontram esgotadas. Entre as palestras, o Carimbó do Santo Preto, a africanidade na obra de Waldemar Henrique e a música no Candomblé do Pará, buscam dar visibilidade à cultura musical do estado. Interessados em participar devem se dirigir pessoalmente à Coordenação de Música, no CCSE, ou, nos dias de evento, à Sala de Recitais, para efetivar sua inscrição.

Durante a noite, a Sala de Recitais terá apresentações diversas e encerra com uma ode à música local, com a apresentação de Dione Colares e Eliana Cutrim, trazendo obras de Waldemar Henrique e Jayme Ovalle; do professor Handerson de Deus Barbosa, tocando composições de Tó Teixeira ao violão; e do pianista e compositor Leonardo Coelho de Souza, que encerra a noite com canções autorais.

A Semana do Músico tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Uepa, da Fundação Especial de Amparo aos Servidores da Uepa (Fasuepa), do CCSE e da empresa júnior InFocus, do curso de Secretaria Executivo Trilíngue. A programação completa pode ser conferida no site www.uepa.br.