Marinha suspende buscas pela embarcação "Luar C"

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN) informa que, após empregar todos os esforços na localização dos passageiros do naufrágio da embarcação “LUAR C”, ocorrido há dez dias, suspenderá hoje (17), as buscas aos desaparecidos. Desde o chamado de socorro recebido pelo SALVAMAR NORTE, no dia 7 de dezembro, todas as medidas de busca e salvamento foram adotadas pelo Com4ºDN, que empregou, sem interrupção, os seguintes meios: Navio-Patrulha “Guanabara”, Navio Balizador “Tenente Castelo”, três lanchas da Capitania e embarcações do Corpo de Bombeiros.

As equipes de salvamento realizaram varredura ao longo da área de cerca de 400 Km², mesmo com as condições meteorológicas desfavoráveis, marcadas por tempo instável, com fortes ventos ocasionais e muita chuva. Aproximadamente 150 militares da Marinha e do Corpo de Bombeiros trabalharam diuturnamente no salvamento e localização dos desaparecidos. O naufrágio teria ocorrido na tarde do dia 07 de dezembro. Foram resgatados 44 passageiros com vida e 04 corpos foram localizados e reconhecidos pelos familiares.

Apesar da suspensão das buscas, a Marinha e o Corpo de Bombeiros mantêm o pedido de atenção às embarcações que transitem na região, assim como o estado de sobreaviso durante as ações rotineiras de seus navios na área. 

Um Inquérito Administrativo foi instaurado, visando apurar as causas do acidente.

A Marinha do Brasil se solidariza com as famílias das vítimas e ressalta a importância da população participar ativamente nesse esforço de fiscalização, informando qualquer situação que possa afetar a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis ou que represente risco de poluição ao meio hídrico, por meio dos telefones: 0800-280-7200 ou (91) 99114-9187 (Whatsapp).