Zenaldo Coutinho assume segundo mandato de prefeito de Belém


Será realizada neste domingo, 1, a cerimônia de posse do prefeito reeleito de Belém, Zenaldo Coutinho, do vice-prefeito, Orlando Reis, e dos 35 vereadores eleitos nas eleições de 2016. Às 15h, prefeito e vice participarão de uma missa em ação de graças, que será realizada na Igreja da Sé (Catedral de Belém), celebrada pelo arcebispo metropolitano, Dom Alberto Taveira, e depois seguem para a Câmara Municipal de Belém (CMB), onde ocorrerá a solenidade de posse.

A solenidade está prevista para começar às 17h30 no Plenário da Câmara Municipal de Belém onde. Já a partir das 15h, serão realizadas as sessões preparatórias para composição da mesa, eleição da nova diretoria e instalação da legislatura. Finalizada a cerimônia no plenário, o prefeito já empossado, participará da cerimônia de investidura do cargo (termo usado quando não há transmissão de cargo), na área externa da CMB.

Currículo Prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB)

Zenaldo Rodrigues Coutinho Junior é advogado, nascido em Belém, casado e pai de duas filhas. Em 2012 foi eleito prefeito da capital (2013/2016), com 56,61% dos votos válidos, e em 2016 reeleito para o segundo mandato (2017/2020), 52,33% dos votos válidos.
Zenaldo começou na vida pública em 1982, quando foi eleito o vereador mais jovem do país, aos 21 anos de idade. Deputado estadual por dois mandatos foi presidente da Assembleia Legislativa do Pará e líder do Governo na casa. Como deputado federal, eleito por quatro vezes consecutivas, ocupou o cargo de vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de líder da Minoria na Câmara.

Em seu segundo mandato, atendendo um convite do governador Simão Jatene, Zenaldo Coutinho assumiu a chefia da Casa Civil do Estado, em seguida a Secretaria Especial de Proteção e Desenvolvimento Social que deixou para atuar na frente parlamentar contra a criação dos estados do Tapajós e Carajás, durante o plebiscito que consultou a população do Pará sobre a possibilidade da divisão do Estado.

Currículo Vice-Prefeito, Orlando Reis (PSB)

Foram cinco mandatos consecutivos como vereador. O último mandato parlamentar foi conquistado nas eleições de 2012. Foi o primeiro presidente na história da Câmara a conseguir se eleger ao Executivo. É graduado em Administração e funcionário público concursado da Caixa Econômica Federal (CEF).

A vida política começou em 1992. Foi professor de 2º grau em diversas escolas de Belém. Seu trabalho comunitário que o fez campeão de votos. Foi presidente da Câmara Municipal por duas vezes: 1999/200 e 2015/2016.