Demonstrar a própria
infelicidade, saudade e angústias é uma dificuldade em qualquer situação nos
tempos atuais, e se agrava muito quando chega o final do ano. Afinal, é um
período em que se espera que todos devam transparecer alegria, vontade de
confraternizar, comemorar conquistas e fazer novos planos.
E quem não está nesse clima?
Um termômetro da situação é o
tradicional aumento de 20% na procura pelo serviço do CVV nessa época do ano,
um atendimento gratuito e sigiloso que se propõe a conversar com as pessoas sem
julgamentos ou aconselhamentos, de forma que consigam desabafar e se sintam
acolhidas e respeitadas do jeito que são.
Carlos Correia, voluntário do
CVV, comenta que é bastante comum as pessoas procurarem o CVV em dezembro
sentindo-se ainda mais excluídas da sociedade pelo simples fato de não estarem
tão empolgadas quanto se acha que deveriam estar. “Cria-se um clima de euforia,
comemorações e confraternização - o que é saudável, mas, ao mesmo tempo, gera
mais pressão sobre aquelas pessoas que se sentem solitárias, incompreendidas,
desafortunadas ou frustradas”, comenta Carlos.
Ele alerta que, ao mesmo tempo em
que comemoramos, fiquemos atentos às pessoas ao nosso redor para perceber se
elas precisam de algum apoio. “Nós não estamos sozinhos neste mundo, mas quem
tem a sensação de solidão, acaba por se isolar ainda mais e, às vezes, entra em
um caminho de difícil retorno que pode terminar com o suicídio.”
O CVV não altera seu horário de
atendimento nos feriados, nem mesmo no Natal e Ano Novo.
O atendimento é feito pelo
telefone 141 (24 horas por dia em algumas regiões), por e-mail, chat e Skype,
esses três últimos pelo site www.cvv.org.br. O serviço é totalmente gratuito e
a ligação possui custo de telefonema local, com exceção do estado do Rio Grande
do Sul, onde está em operação o 188, telefone sem custo de ligação, mesmo que
de celular.
Sobre o CVV
O CVV - Centro de Valorização da
Vida, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos,
filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta
serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que
querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de um milhão de
atendimentos anuais são realizados por 2.000 voluntários em 18 estados mais o
Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 75 postos de
atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail. Desde
setembro de 2015 realiza o atendimento pelo telefone 188, primeiro número sem
custo de ligação para prevenção do suicídio, nesse primeiro momento exclusivamente
no estado do RS.
É associado ao
BefriendersWorldwide (www.befrienders.org), entidade que congrega as
instituições congêneres de todo o mundo, participou da força tarefa que
elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio do Ministério da Saúde e
é um dos mobilizadores do Setembro Amarelo (mês de prevenção do suicídio) no
Brasil (setembroamarelo.org.br).