O Super Troco acaba de implantar sua
plataforma em todos os PDVs da rede Líder Supermercado, em Belém (PA). O novo
parceiro marca a entrada na Região Norte da tecnologia que busca minimizar os
problemas e perdas financeiras causados pela falta de troco nos caixas. São 16
lojas que, a partir de agora, oferecem aos seus consumidores um poderoso
programa de pontos e sorteios em dinheiro.
“De acordo com um estudo do Banco Central,
realizado em 2018, pouco mais da metade da população utiliza apenas dinheiro vivo
para pagamentos, um percentual que pula para 88% em pequenos gastos de até R$
10. Até mesmo em situações de preço fixo, nas quais o troco é padronizado e
pode ser previsto, como tarifas de transporte público e pedágios, o atrito e o
prejuízo são grandes. Os efeitos negativos são ainda mais perceptíveis no
varejo, onde valor e forma de pagamento são imprevisíveis. Por isso, buscar na
inovação a construção de alternativas inteligentes é imprescindível”, diz
Rodrigo Doria, CEO do Super Troco.
Programa de pontos e prêmios em dinheiro
Quando chega ao caixa para pagar suas
compras em uma das redes participantes, o consumidor tem a opção de transformar
o seu troco em pontos Super Troco, que são creditados diretamente no seu CPF.
Um procedimento fácil e rápido, realizado no próprio sistema do PDV m poucos
segundos. Com R$ 0,10, por exemplo, o consumidor adquire 10 pontos Super Troco
e com os pontos acumulados ele pode trocar por produtos e serviços diretamente
no site do Super Troco, transferir para outros programas, doar para
instituições filantrópicas ou ainda usar nos próprios estabelecimentos
comerciais conveniados.
O cliente pode adquirir pontos Super
Troco quantas vezes ele quiser e para incentivar o cliente, o Super Troco
realiza campanhas de incentivo com sorteios em dinheiro. Semanalmente são
contemplados até 100 (cem) clientes, com valores proporcionais ao troco
convertido em Super Troco, podendo o prêmio máximo chegar a R$ 500 mil quando a
conversão de troco em pontos Super Troco for de R$ 10,00.
A apuração dos números da sorte
contemplados se baseia no resultado da extração da Loteria Federal que ocorrem
aos sábados. As regras do programa de pontos, assim como as regras do sorteio,
que é lastreado em títulos de capitalização da modalidade incentivo, emitidos
pela ICATU CAPITALIZAÇÃO S/A, CNPJ/MF nº 74.267.170/0001-73, Processo SUSEP nº
15414.901825/2019-77, estão no regulamento do programa, disponível no site
www.supertroco.com.br e no cartório de título de São Paulo.
Para começar a acumular pontos, o
consumidor não precisa estar cadastrado, basta digitar ou informar o seu CPF ao
operador do caixa. O cadastro será necessário apenas no momento de usar os
pontos acumulados para resgatar produtos, serviços ou demais benefícios e,
também, para recebimento do prêmio em dinheiro, caso venha a ser sorteado.
Benefícios ao varejista
O Super Troco é mais do que uma
ferramenta importante para minimizar o atrito causado pelo problema de falta de
troco. O varejista tem acesso a um conjunto de ferramentas que ajudam na
eficiência da loja, gerando outros benefícios e com investimento zero. Além
disso, os consumidores se tornam mais fiéis à loja em busca dos benefícios
gerados pelo acúmulo de pontos e, também, em busca dos prêmios das campanhas de
incentivo. Tudo isso ajuda o lojistamelhorar o seu lucro, com mais receita,
mais eficiência operacional e menos custos de gestão de troco.
Além do troco
A experiência do Super Troco, desde sua
fundação e implantação nas lojas, mostrou que o produto se tornou um desejo do
público que vai além do troco. Mesmo nas compras onde não havia troco a ser
devolvido, o consumidor acrescentava um valor acima de seu gasto para poder
adquirir seus pontos e ainda participar dos sorteios de prêmios das campanhas
de incentivo.
Hoje, a prática se tornou comum e os
operadores de caixa oferecem o produto naturalmente, mesmo quando não há troco,
inclusive nos pagamentos em cartões de débito ou crédito, podendo os clientes
arredondarem o valor das suas compras.
Sobre o Super Troco
O Super Troco foi desenvolvido em 2014,
pela empresa Tekap, comandada pelo seu CEO, Rodrigo Dória, idealizador do
programa. O produto, que em pouco tempo virou um negócio, já nasceu com o
propósito de minimizar os problemas, os prejuízos e o atrito com o consumidor
causado pela falta de troco no varejo, trazendo na bagagem a experiência de
executivos de varejo e a própria experiência em outra empresa que fornecia
plataforma tecnológica para empresas com diferentes soluções de troco. Somente
assim foi possível desenvolver uma plataforma diferenciada com custo zero para
o varejista, de fácil implantação e manuseio pelos funcionários de qualquer
estabelecimento.
A princípio, por meio de uma parceria
com a Getnet para venda por meio das maquinhas de cartão, o Super Troco
planejou atingir todos os segmentos do comércio, chegando a cobrir milhares de
pontos de venda espalhados em diferentes partes do país. Apesar dos importantes
aprendizados e resultados alcançados, o modelo mostrou-se dependente de uma
estrutura operacional muito maior do que seria possível suportar para uma
operação em fase inicial.
Por causa desse desafio, o board da
empresa tomou a decisão de redirecionar os esforços comerciais e operacionais
para as redes de varejo, que além de enfrentarem grande dificuldade com troco,
possuem processo de oferta mais controlado, permitindo melhor desenvolvimento
da ferramenta. Inicialmente focado em supermercados, hoje o produto já se
expande para outras áreas, como farmácias, lojas de departamento, fastfood, dentre
outras.
Atualmente, com mais de R$ 12 milhões em
investimentos realizados e uma estrutura empresarial societária sólida, o Super
Troco atua em milhares de PDVs de grandes redes de varejo, em diferentes
estados do Brasil, com forte expansão nas regiões Sudesde, Norte e Nordeste.
www.supertroco.com.br