Farmacêuticos recolhem medicamentos vencidos e realizam consultas durante simpósio em Belém



Verificação de pressão arterial e glicemia capilar estão entre os serviços que serão oferecidos durante a manhã desta sexta-feira, no hall de entrada do Hospital Ophir Loyola, na avenida Magalhães Barata. Os farmacêuticos também vão recolher, neste horário,  medicamentos vencidos e impróprios para consumo. Uma forma de aproximar a categoria do público do hospital: pacientes, acompanhantes e servidores. Renato Cavalcante, coordenador da ação de descarte dos remédios,  diz que há poucos espaços destinados a isso em Belém. “Muitas pessoas não se preocupam com o perigo do consumo indevido, que pode levar à morte”, afirma o farmacêutico.

Um simpósio será realizado pela Sociedade Paraense de Farmácia Clínica, em comemoração ao Dia do farmacêutico, 20 de janeiro. O evento é voltado a estudantes e profissionais de Farmácia. Na programação, conferências sobre temas como interpretação de hemogramas e segurança dos pacientes; mesa redonda sobre os desafios da farmácia clínica; e workshop de assistência farmacêutica.

“O simpósio foi organizado com foco na formação continuada para melhorar a relação entre farmacêuticos e pacientes de hospitais, clientes das farmácias, ou seja, todos os espaços onde os profissionais desenvolvem o trabalho”, explica um dos coordenadores do evento e diretor da Sociedade Paraense de Farmácia Clínica, Dr. Patrick Cruz de Sousa.

I SIMPÓSIO PARAENSE DE FARMÁCIA CLINICA
DATA: 20 de janeiro de 2017
HORÁRIO/SIMPÓSIO: 8h30 às 18 horas
Local: Hall de entrada do Hospital Ophir Loyola na Avenida Magalhães Barata.

OBS: Os atendimentos em saúde e o descarte dos medicamentos serão feitos somente pela parte da manhã.