Médica alerta para os perigos da ingestão excessiva de álcool

A endocrinologista do Centro Hospitalar Jean Bitar, Flávia Cunha, alerta que o álcool é um substância que inibe um importante hormônio do organismo chamado ADH ou hormônio antidiurético. - Foto Agência Pará/Ascom/CHJB

Carnaval é sinônimo de festa, de alegria. Momento de extravasar a tensão do trabalho e dos problemas cotidianos, tempo de se soltar e se permitir. Mas no ritmo da folia muita gente deixa de lado alguns cuidados necessários para garantir que a diversão se estenda até o final do feriado sem nenhuma intercorrência.  E o principal deles é com a saúde, ameaçada pelos excessos comuns nessa época, como a ingestão de bebidas alcoólicas.

A endocrinologista do Centro Hospitalar Jean Bitar, Flávia Cunha, alerta que o álcool é um substância que inibe um importante hormônio do organismo chamado de ADH ou hormônio antidiurético, promovendo perda excessiva de líquidos e podendo levar à desidratação.

A sugestão médica é moderação na ingestão de bebidas com alto teor alcoólico, que associada ao desgaste físico da folia, aumenta a perda de água pelo suor. “A moderação é importante. Se você ingerir bebida alcoólica procure compensar a perda iminente de líquido pela urina ou suor tomando água de coco, suco ou bebidas isotônicas, que vão repor também os sais minerais”, alerta Flávia Cunha.

Para não comprometer o organismo e aproveitar o carnaval com mais segurança e saúde, a endocrinologista dá algumas dicas importantes:

*Evite os excessos com o álcool, pois ele pode promover a perda rápida de líquidos e levar à desidratação, hipoglicemia e desorientação;

*Mantenha-se hidratado mesmo que não beba, pois o calor também leva à desidratação e provoca sensação de fraqueza, queda de pressão e desmaios pela perda de energia corporal.

* Proteja-se do sol usando um bom filtro solar, atentando para o tempo certo de reaplicar uma nova camada;

 *Procure se alimentar bem, optando por refeições leves e ricas em fibras. Grelhados, frutas e legumes são a melhor sugestão para almoço e jantar porque ajudam a repor os sais minerais perdidos com o suor.

* Não deixe de reservar um tempo para o repouso. Descansar e dormir são fundamentais para repor as energias.


Serviço: O Centro Hospitalar Jean Bitar fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239-3800.