Alcoa inicia projeto de neutralização de carbono em Juruti


A Alcoa iniciou o plantio de 10 mil mudas na Comunidade Galileia, região de Juruti Velho, no município de Juruti, onde a empresa mantém operação de mineração de bauxita. A iniciativa integra as estratégias de sustentabilidade da empresa que neutralizará a emissão de gás carbônico gerada pela locomotiva que transporta o minério da área de beneficiamento para o porto, num trajeto de cerca de 55 quilômetros. O projeto, chamado “Locomotiva Verde”, será implementado em seis hectares em áreas da comunidade, que, no futuro, poderá desfrutar de novas áreas arborizadas e enriquecidas com espécies florestais nativas.

A vice-presidente de Sustentabilidade da Alcoa, Rosa Garcia Piñeiro, esteve pessoalmente na comunidade para participar do início dos plantios junto com funcionários voluntários e a comunidade. Rosa também é presidente da Alcoa Foundation, que é parceira do “Locomotiva Verde” juntamente com a organização não-governamental American Forest como parte do programa “Global ReLeaf”. Alcoa Foundation e American Forest, juntas desenvolvem uma parceria que estimula o plantio de milhares de árvores em todo o planeta. A parceria investiu mais de R$ 37,4 mil para implementar o projeto em Juruti.

“O plantio que iniciamos em Juruti é de um valor imensurável, pois representa nossa sensibilidade e consciência sobre a importância de conservarmos nossas florestas pelo equilíbrio climático e a própria qualidade de vida da comunidade global. A exemplo da unidade da Alcoa em Juruti, nossa proposta é cada vez mais neutralizar as emissões de carbono de nossas operações, tornando-as cada vez mais sustentáveis”, declara Rosa Garcia Piñeiro.

Em Juruti, o plantio de mudas na Comunidade Galileia conta com a assistência técnica do Instituto Vitória Régia e o acompanhamento das equipes de Meio Ambiente, Relações Comunitárias e Operação Ferroviária.

Alcoa no Brasil

A Alcoa opera no Brasil em cinco das seis unidades de negócios da Alcoa Corporation: Bauxita, Alumina, Alumínio, Fundição e Energia. A estratégia de transformação da companhia busca ampliar seus negócios na cadeia de valor do alumínio e criar operações na área de commodities globalmente competitivas. A Alcoa emprega localmente cerca de 2.300 pessoas e possui três unidades produtivas, em Minas Gerais, Maranhão e Pará, além de escritórios em São Paulo, Belém e no Distrito Federal. A companhia também é acionista da Mineração Rio do Norte (MRN) e de quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. Foi escolhida pela oitava vez como uma das empresas-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Também foi reconhecida pela 13ª vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar, de acordo com o Great Place to Work Institute; e uma das Melhores Empresas Para Começar a Carreira, segundo o Guia Você S/A. Para mais informações, visite www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter em twitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook em facebook.com/AlcoaBrasil.