Raízen investe em infraestrutura no Pará e inaugura terminal de distribuição de combustíveis




Base em Marabá tem capacidade de movimentação de até 500 milhões de litros/ano e disponibilizará a linha de combustíveis Shell para a região

 Para atender as demandas do mercado consumidor do sudeste do Pará, a Raízen inaugurou hoje as atividades do terminal de distribuição de combustíveis em Marabá, no Pará. A nova operação, que conta com o apoio da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (CODEC), disponibilizará o portfólio de produtos diferenciados da marca Shell e garantirá importante infraestrutura para o desenvolvimento da região.

O terminal de Marabá está inserido em um plano articulado de conexão ferroviária que está ativo desde 2011 e atende às novas fronteiras agrícolas e à expansão da mineração no Norte e Nordeste. Por meio de projetos de infraestrutura já ativos em Açailândia-MA e Palmas-TO, além de São Luís-MA, a Raízen tem contribuído para o crescimento regional. Só no novo terminal serão aplicados – durante todo o processo de instalação e operação – cerca de R$ 100 milhões.

“O investimento  em Marabá faz parte de um plano estratégico de longo prazo da Raízen de investir na interiorização de combustíveis por modais mais eficientes: no caso de Marabá, a ferrovia de Carajás foi duplicada e liga este projeto que estamos inaugurando a outro em construção, em São Luís-MA, o que propicia importante nível de serviço para nossos parceiros e atrai novos revendedores Shell na região”, afirma Nilton Gabardo, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios e Infraestrutura da Raízen.

O investimento em Marabá permite que a empresa conquiste autonomia no suprimento de combustíveis para a região, que abrange importantes polos industriais, agrícolas e comerciais do Norte do Brasil. A base receberá derivados de São Luís via modal ferroviário da VLI e biocombustíveis das regiões produtoras através do modal rodoviário.  

Qualidade dos combustíveis Shell para a região

Marabá é uma região importante para a estratégia operacional da Raízen e para o plano de expansão que legitima o desenvolvimento da região Norte do país. O Terminal de Distribuição de Combustíveis em Marabá movimentará cerca de 500 milhões de litros de combustíveis por ano, suprindo a região com a qualidade do portfolio Shell V-Power e Shell Evolux.

A operação implementará uma nova e moderna estrutura logística que conta com inovações tecnológicas de ponta para 100% de suas atividades. Marabá suprirá a demanda por infraestrutura que favorece a otimização de carregamento de combustíveis, melhor competitividade de custos e garantia de autonomia de distribuição de produtos com a qualidade da marca Shell no local.

“O novo Terminal é estratégico para a Raízen. Marabá tem localização privilegiada para distribuição, envolvida por importante rodovias – Belém-Brasília, Transamazônica e Marabá-Belém –, ferrovias e um aeroporto. A nova base levará o atendimento diferenciado e a reconhecida qualidade e diversificação do portfólio de produtos e serviços da marca Shell, além de fortalecer seu papel de protagonista no abastecimento de combustíveis na região”, esclarece Frederico Santos, Diretor Comercial da Raízen.

O Aeroporto de Marabá também conta com operações de abastecimento de aeronaves da Shell. O Estado do Pará é favorecido ainda pela qualidade dos combustíveis da marca nos aeroportos da capital Belém, Itaituba, Júlio Cesar e Santarém.

Inauguração da base

A operação local foi inaugurada na manhã de hoje, com cerimônia oficial de abertura, e contou com a presença de executivos da Raízen.