Atletas do Bolsa Talento vão reforçar estoque de sangue do Hemopa



A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), vai realizar uma campanha de doação de sangue com a participação de atletas contemplados pelo Programa Bolsa Talento. Com o slogan “De Bolsa Talento à Bolsa de Sangue”, a campanha mobilizará os voluntários nesta quarta-feira (12), das 7h30 às 12h, na sede do Hemopa, em Belém.

O objetivo é despertar e incentivar o hábito da doação voluntária, além de contribuir para a melhoria do estoque de sangue e elevar o número de doadores. Nos primeiros meses do ano, devido ao período chuvoso e à alta incidência de viroses, a tendência é que o número de doadores caia, o que afeta diretamente o estoque estratégico do Hemopa.

O Programa Bolsa Talento é mantido pela Seel para estimular o esporte de rendimento, por meio da concessão de bolsas mensais. O auxílio financeiro é concedido a atletas de acordo com suas colocações em competições estaduais e nacionais.

No próximo dia 7 de abril (sexta-feira), a Coordenação de Captação do Hemopa promoverá uma palestra educativa sobre doação de sangue. Serão convidados presidentes de entidades de administração e prática esportiva, atletas, paratletas e seus familiares.

Hábito - Kátia Rocha, diretora técnica de Esporte e Lazer da Seel, informou que a meta para a campanha é conseguir 85 doadores de sangue entre os 169 atletas contemplados pelo programa. “A doação é importante para que os atletas e paratletas possam contribuir não só nesse momento da campanha, mas que isso se torne um hábito na vida deles. Queremos fazê-los entender que é possível ajudar outra pessoa por meio da doação de sangue a qualquer tempo”, ressalta.

Os idealizadores da campanha e técnicos de Esporte e Lazer da Secretaria também destacaram a importância humanitária da campanha. Para Everton Sousa, o principal objetivo é estimular a doação. “A nossa intenção é despertar o hábito humanitário da doação de sangue entre os nossos atletas, paratletas, guias e técnicos contemplados no Programa Bolsa Talento. Atualmente, o estoque técnico do Hemopa sofre com um déficit de 30% no volume de doações, sendo que o hemocentro tem a capacidade de atender até 300 pessoas diariamente”, acrescenta Everton Sousa.

Serviço: Campanha de doação de sangue “De Bolsa Talento à Bolsa de Sangue”. Dia 12 de abril (quarta-feira), das 7h30 às 12h, na sede da Fundação Hemopa, localizada à Travessa Padre Eutíquio, 2.109, bairro Batista Campos.