Imetropará reforça atividades para combater irregularidades



A “Operação Verão” também atuará no combate a irregularidades em cronotacógrafos (dispositivo que monitora o tempo de uso, distância percorrida e velocidade dos veículos), taxímetros e veículos tanque (utilizados no transporte de produtos perigosos), para prevenir acidentes e coibir irregularidades nas estradas durante o período das férias escolares.

O presidente do Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará), Jorge Rezende, afirma que a operação conjunta com o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar vai garantir mais segurança para todos. “A fiscalização será maior nos pontos críticos, que recebem uma grande quantidade de visitantes. O nosso objetivo é reduzir o número de acidentes e oferecer mais segurança à população”, destaca Rezende.

Tacógrafo

O equipamento funciona como uma espécie de caixa preta do veículo, registrando velocidade, tempo e distância percorrida pelo automóvel. Ao analisar essas informações, que são aceitas legalmente como prova em caso de acidentes ou denúncias de má condução do veículo, é possível descrever o comportamento do motorista.  A regra vale para veículos que transportam carga acima de 4.536 quilos, que fazem o transporte escolar ou com mais de dez lugares.

Rezende explica que a população pode fazer as consultas do cronotacógrafo de maneira rápida, bastando apenas digitar a placa do veículo. “Na hora de contratar qualquer serviço de transporte de passageiros ou carga, verifique se o veículo está com a aferição em dia. Para isso, basta acessar o site do Inmetro ou utilizar o aplicativo por meio de um smartphone para consultar aos certificados de verificação de cronotacógrafo.

Caso apareça a mensagem “nenhum documento encontrado para os dados informados”, isso significa que o veículo está irregular e é melhor buscar alternativa de transporte que ofereça mais segurança, orienta o presidente do Imetropará.

Neste primeiro momento, o aplicativo está disponível apenas para a plataforma Android, podendo ser baixado do endereço http://www.inmetro.rs.gov.br/rbmlqi/. A consulta também pode ser feita através do link http://cronotacografo.inmetro.rs.gov.br/certificados/consultar.

Aumento da demanda

Para reforçar as ações e dar maior agilidade no atendimento das demandas operacionais o Imetropará investiu na renovação das viaturas destinadas à fiscalização.

Durante todo o mês de julho, os fiscais vão percorrer postos de combustíveis, supermercados, padarias, restaurantes self service, postos de combustíveis, lojas de departamento e de utilidades, a fim de verificar se os produtos certificados e regulamentados pelo Inmetro e os produtos embalados na ausência do consumidor (pré-medidos), além dos instrumentos de medição regulamentados (balanças e bombas medidoras de combustível), atendem aos requisitos estabelecidos nas portarias do Inmetro.

O órgão também realizará campanha educativa e distribuição de cartilhas com orientações aos veranistas intituladas “É tempo de viajar. Garanta a segurança do seu verão com o Imetropará”. O material traz dicas de produtos e serviços amplamente consumidos pela população na estação mais quente do ano.

Rezende destaca a importância dessas ações em função do aumento da demanda por esses produtos/serviços neste período do ano. “Estamos ampliando esforços com o objetivo de orientar os consumidores, empresários e sociedade em geral sobre seus direitos e deveres. Com isso, buscamos alertar o consumidor em relação a produtos de procedência duvidosa, além de garantir a competitividade justa no mercado, retirando de circulação itens que não estão de acordo com as normas estabelecidas e que geralmente são ofertados por um custo mais baixo”, detalha.

De acordo com o diretor técnico do Imetropará, Olintho Azevedo, em caso de irregularidades os responsáveis podem ser multados. “Estabelecimentos em que forem detectadas irregularidades terão até dez dias para apresentar defesa junto ao Imetropará e estarão sujeitos às penalidades previstas na lei, com multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão. Pedimos também que, em caso de suspeita, os consumidores apresentem denúncias por meio da Ouvidoria do órgão pelo 0800 280 1919 ou pelo e-mail ouvidoria.imetropara@imetropara.pa.gov.br, que nós iremos checar”, .