Instituto Unibanco e Seduc realizam curso de formação para gestores escolares




Compreender as etapas de execução, monitoramento e avaliação de resultados do plano de ações das escolas de ensino médio público é a principal intenção do curso presencial “Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem: Encontro II”. A formação faz parte do projeto Jovem de Futuro, que está sendo implementado em parceria pelo Instituto Unibanco e Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) nas escolas públicas de Ensino Médio do estado. O Encontro II dá continuidade a outra formação realizada em abril, cujo foco foi a elaboração de um plano de ação para as escolas, com o objetivo de melhorar o desempenho de aprendizagem dos estudantes. Ao todo, irão participar das formações 281 gestores escolares do Pará. Os cursos presenciais serão realizados nas seguintes datas:

- dias 1 e 2 de junho no Hotel Barrudada, em Santarém-PA 
- dias 6 e 7 de junho no Hotel Grand Mercure, em Belém
- dias 8 e 9 de junho no Hotel Princesa Louçã, em Belém.

Destinado à dupla gestora de cada escola – diretor e coordenador pedagógico – o curso fornecerá insumos para a construção de processos internos que contribuam com as etapas de execução, monitoramento e, por último, avaliação das ações implementadas, para saber se a escola está cumprindo o percurso planejado e alcançando os resultados esperados de melhoria de desempenho dos estudantes.

Esta é a segunda etapa do método Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem (GEpRA), implementado pelo Jovem de Futuro, com o intuito de promover condições para uma gestão com foco em resultados de aprendizagem e pautada por uma atuação democrática. Espera-se também que nesta etapa os gestores reconheçam a equidade como princípio orientador de uma gestão escolar para resultados de aprendizagem.

Jovem de Futuro no Pará

O Jovem de Futuro é uma tecnologia educacional criada em 2008, desenvolvida e testada pelo Instituto Unibanco, para o aprimoramento contínuo da gestão escolar orientada para resultados de aprendizagem dos estudantes em escolas públicas de Ensino Médio Regular. O projeto é implementado na rede de ensino em parceria com Secretarias Estaduais de Educação e oferece assessoria técnica, formação, análises educacionais, instrumentos e tecnologias de apoio à gestão e metodologias pedagógicas, além de promover trocas de experiências entre os profissionais de educação.

Desde 2008, já foi implantado em dez estados brasileiros (Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo) e já beneficiou mais de 2,5 mil escolas estaduais e 2 milhões de estudantes de Ensino Médio.

O Jovem de Futuro foi implementado no Pará a partir de 2012, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado. Em 2015 foi iniciada uma nova fase do projeto, definindo as ações e expectativas para os próximos quatro anos. Nessa nova fase o Jovem de Futuro iniciou o trabalho em 87 escola; e em 2017 ampliou esse universo para 155 escolas em que atuará até 2018. Desde 2012, o Jovem de Futuro já beneficiou cerca de 480 mil estudantes de Ensino Médio Regular do Pará.

Sobre o Instituto Unibanco

Criado em 1982, o Instituto Unibanco – uma das instituições responsáveis pelo investimento social privado do Itaú Unibanco – é uma organização que atua para a melhoria da educação pública no Brasil. O instituto dedica-se a elaborar e implementar soluções de gestão – na rede de ensino, na escola e na sala de aula – comprometidas com a capacidade efetiva das escolas públicas de garantir o direito à aprendizagem de todos os estudantes. Busca ainda a institucionalização nas redes de ensino de uma visão orientada para a sustentabilidade dos resultados de aprendizagem e da equidade entre as escolas e no interior de cada uma delas.

Mais informações: www.institutounibanco.org.br