Líder mundial do setor, a consultoria estratégica McKinsey and Company
abre suas portas para que universitários do Norte possam experimentar na
prática o trabalho na firma. E, de quebra, ajudar uma ONG a solucionar um
problema real. Trata-se do McKinsey Impact Experience.
Por meio do site
http://www.mckinsey.com/features/impact-experience/overview/pt-br estudantes de
qualquer curso podem se inscrever no processo seletivo para ter a chance de
entender como funciona o trabalho de um consultor, fazer treinamentos online e
presenciais no escritório da firma em São Paulo, além de receber mentoria dos
sócios da consultoria. Os custos de viagem e estadia para os jovens de fora da
capital paulista serão cobertos pela McKinsey. As inscrições vão até 13 de
agosto.
Profissão ainda relativamente pouco conhecida pelos jovens brasileiros,
a carreira em consultoria permite trabalhar em setores tão diversos quanto
energia, tecnologia, saúde, educação, bens de consumo e vários outros. Os
consultores não atuam apenas na iniciativa privada, mas também no setor público
e terceiro setor.
Justamente por isso a vida dos profissionais da McKinsey não tem rotina:
a cada projeto, o consultor trabalha com uma equipe diferente, em um local
diferente, com um objetivo diferente. “Meu dia a dia é totalmente dinâmico.
Faço análises e modelos no Excel, apresentações em Power Point, apresentações
para CEOs, reuniões com sócios e cliente. Posso estar em São Paulo ou em
qualquer outro lugar do Brasil”, conta Bruna Del Negro, analista de negócios na
consultoria.
O programa foi desenvolvido e é liderado por jovens analistas de
negócios, ou BAs, como são chamados da McKinsey no Brasil com o objetivo de
atrair outros jovens talentos para a consultoria - e incentivar o
empreendedorismo na firma. “Temos certeza de que será uma experiência incrível
trabalhar em um time com formação e origens diversas. Estamos muito animados em
promover essa iniciativa e dar um gostinho do por que curtimos tanto nosso
trabalho”, explica a consultora Rebecca Teoi, uma das líderes do projeto.
"Aqui as equipes vão ter a oportunidade de resolver um problema
real, nunca resolvido antes, e os vencedores vão poder ajudar na etapa
posterior, de implementação da solução. Vai ser uma experiência
incrível!", conta Natália Camargo, uma das BAs envolvidas. A iniciativa
não é uma competição de casos em seus moldes mais tradicionais, mas uma das
etapas da seleção conta com a solução de um problema real de uma ONG. “A gente
incluiu o máximo possível de coisas que gostamos na McKinsey para que os participantes
realmente tenham uma experiência real do que é trabalhar lá”, conta Natália.
Três projetos serão selecionados para participar de um fórum promovido
pela McKinsey em setembro para CEOs. A equipe vencedora será premiada com o
‘final round’ de entrevistas para o processo seletivo (ou seja, pulará diversas
etapas), um jantar exclusivo com CEO da McKinsey na América Latina, Nicola
Calicchio, e treinamentos presenciais proprietários da McKinsey. As equipes na
segunda e terceira posições serão premiadas com ‘first round’ de entrevistas
para o processo seletivo da McKinsey.
A McKinsey tem mais de 140 escritórios espalhados pelo mundo. No Brasil,
são três: em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. As formações acadêmicas mais
comuns nesse mercado são engenharia, administração e economia. Mas o objetivo
da McKinsey é justamente expandir seu quadro com profissionais de formações
diversas - da medicina ao jornalismo, da física à publicidade. A firma acredita
que pensamentos, culturas e formações diversas contribuem para um mix de ideias
e óticas distintas, o que é extremamente bem-vindo em uma consultoria que
presta serviços para empresas de todos os segmentos.
A McKinsey traz consigo a marca da diversidade: tem a missão de ter 50%
de mulheres em seus quadros em todo o mundo, num mercado tradicionalmente
dominado pelos homens. Também há iniciativas específicas para abrir mais
oportunidades para LGBTs e negros. "Fiz várias competições de caso durante
a faculdade, sempre gostei muito desse tipo de atividade – é uma oportunidade
ótima para você testar se consultoria é algo que você gosta. Mas o McKinsey
Impact Experience vai muito além disso”, completa Natália.
No vídeo a seguir, o time da McKinsey no Brasil conta mais sobre o
trabalho na consultoria:
https://youtu.be/Mvqs9yG1kxA