Maior consultoria estratégica do mundo quer atrair talentos da região Norte



Líder mundial do setor, a consultoria estratégica McKinsey and Company abre suas portas para que universitários do Norte possam experimentar na prática o trabalho na firma. E, de quebra, ajudar uma ONG a solucionar um problema real. Trata-se do McKinsey Impact Experience.

Por meio do site http://www.mckinsey.com/features/impact-experience/overview/pt-br estudantes de qualquer curso podem se inscrever no processo seletivo para ter a chance de entender como funciona o trabalho de um consultor, fazer treinamentos online e presenciais no escritório da firma em São Paulo, além de receber mentoria dos sócios da consultoria. Os custos de viagem e estadia para os jovens de fora da capital paulista serão cobertos pela McKinsey. As inscrições vão até 13 de agosto.

Profissão ainda relativamente pouco conhecida pelos jovens brasileiros, a carreira em consultoria permite trabalhar em setores tão diversos quanto energia, tecnologia, saúde, educação, bens de consumo e vários outros. Os consultores não atuam apenas na iniciativa privada, mas também no setor público e terceiro setor.

Justamente por isso a vida dos profissionais da McKinsey não tem rotina: a cada projeto, o consultor trabalha com uma equipe diferente, em um local diferente, com um objetivo diferente. “Meu dia a dia é totalmente dinâmico. Faço análises e modelos no Excel, apresentações em Power Point, apresentações para CEOs, reuniões com sócios e cliente. Posso estar em São Paulo ou em qualquer outro lugar do Brasil”, conta Bruna Del Negro, analista de negócios na consultoria.

O programa foi desenvolvido e é liderado por jovens analistas de negócios, ou BAs, como são chamados da McKinsey no Brasil com o objetivo de atrair outros jovens talentos para a consultoria - e incentivar o empreendedorismo na firma. “Temos certeza de que será uma experiência incrível trabalhar em um time com formação e origens diversas. Estamos muito animados em promover essa iniciativa e dar um gostinho do por que curtimos tanto nosso trabalho”, explica a consultora Rebecca Teoi, uma das líderes do projeto.

"Aqui as equipes vão ter a oportunidade de resolver um problema real, nunca resolvido antes, e os vencedores vão poder ajudar na etapa posterior, de implementação da solução. Vai ser uma experiência incrível!", conta Natália Camargo, uma das BAs envolvidas. A iniciativa não é uma competição de casos em seus moldes mais tradicionais, mas uma das etapas da seleção conta com a solução de um problema real de uma ONG. “A gente incluiu o máximo possível de coisas que gostamos na McKinsey para que os participantes realmente tenham uma experiência real do que é trabalhar lá”, conta Natália.

Três projetos serão selecionados para participar de um fórum promovido pela McKinsey em setembro para CEOs. A equipe vencedora será premiada com o ‘final round’ de entrevistas para o processo seletivo (ou seja, pulará diversas etapas), um jantar exclusivo com CEO da McKinsey na América Latina, Nicola Calicchio, e treinamentos presenciais proprietários da McKinsey. As equipes na segunda e terceira posições serão premiadas com ‘first round’ de entrevistas para o processo seletivo da McKinsey.

A McKinsey tem mais de 140 escritórios espalhados pelo mundo. No Brasil, são três: em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. As formações acadêmicas mais comuns nesse mercado são engenharia, administração e economia. Mas o objetivo da McKinsey é justamente expandir seu quadro com profissionais de formações diversas - da medicina ao jornalismo, da física à publicidade. A firma acredita que pensamentos, culturas e formações diversas contribuem para um mix de ideias e óticas distintas, o que é extremamente bem-vindo em uma consultoria que presta serviços para empresas de todos os segmentos.

A McKinsey traz consigo a marca da diversidade: tem a missão de ter 50% de mulheres em seus quadros em todo o mundo, num mercado tradicionalmente dominado pelos homens. Também há iniciativas específicas para abrir mais oportunidades para LGBTs e negros. "Fiz várias competições de caso durante a faculdade, sempre gostei muito desse tipo de atividade – é uma oportunidade ótima para você testar se consultoria é algo que você gosta. Mas o McKinsey Impact Experience vai muito além disso”, completa Natália.

No vídeo a seguir, o time da McKinsey no Brasil conta mais sobre o trabalho na consultoria:

https://youtu.be/Mvqs9yG1kxA