Rancho faz arrastão solidário para aumentar estoque de sangue do Hemopa




É possível juntar folia e solidariedade? É sim. E a prova disso é que neste sábado, 20, o Grêmio Recreativo Beneficente Jurunense “Rancho não Posso me Amofiná” promove um verdadeiro carnaval na Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). Tudo para chamar a atenção para a importância da doação de sangue. Qualquer pessoa pode participar da programação.

Segundo o diretor de comunicação do Rancho, Rodrigo Monteiro, a agremiação vai fazer um arrastão carnavalesco dentro da Fundação. “Vai ter bateria show, mestre-sala e porta-bandeira, passistas e muito mais. Ou seja, vamos levar ao Hemopa um pouco do que as pessoas acompanharão no desfile do dia 3 de fevereiro, do samba-enredo às fantasias. Mas não vamos apenas fazer uma festa, também estamos convocando a comunidade do Jurunas para doar sangue”, evidencia o diretor.

O presidente do Rancho, Fernando Guga, ressalta que o gesto de solidariedade dos foliões é primordial para a causa. “Dá para viajar, se divertir e ainda reservar um momento para doar sangue. Não podemos esquecer de fazer nossa contribuição e ajudar as pessoas”, frisou.

A gerente de Captação de Doadores, Juciara Farias, explica que desde o final do ano passado, o número de comparecimento de doadores tem diminuído de forma constante, o que deixa a instituição em alerta. “É responsabilidade de todos estimular a doação de sangue. Essas parcerias são fundamentais para a manutenção do nosso estoque e garantir o abastecimento dos hospitais”, ressaltou.

Juciara afirma ainda que o Rancho é um parceiro constante em ações de responsabilidade social. “O Rancho está sempre aberto às nossas mobilizações, sempre atendendo aos nossos chamados. Nossa parceria já existe há alguns anos e eles constantemente promovem a doação de sangue, inclusive por meio de samba”, complementou.

Nesse momento de folia a diretoria do Hemopa faz um alerta: um dos critérios básicos para que um candidato consiga efetivar sua doação de sangue é não consumir bebida alcoólica nas 24 horas antes da doação. “Esse é um dos requisitos que garante a qualidade do sangue transfundido e possibilita o real benefício para a pessoa que vai recebê-lo”, ratifica Juciara Farias.

Campanha - A festa promovida pelo Rancho nesse sábado marca o início da programação da Campanha de Carnaval da Fundação Hemopa em Belém. Intitulada “Quem doa sangue tem amor no coração”, a ação ocorre de 3 a 9 de fevereiro e vai contar com lanche especial aos doadores.

Na abertura, dia 3, já está confirmado o show de Gigi Furtado, Mano Ió, D. Sandra, Sambloco e Jorginho Gomez; apresentações de Keyla Barros e Top Ritmos; e customização das camisas da campanha recebidas pelos doadores.

Serviço
O arrastão carnavalesco promovido pelo Rancho na Fundação Hemopa será no sábado, 20, a partir das 9h30, no hemocentro coordenador que fica na travessa Padre Eutíquio, 2.109, bairro de Batista Campos.

Para ser um doador de sangue, basta ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação original e com foto.