Órgãos da Prefeitura funcionam em regime especial nos dias de Carnaval



A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informa que os Hospitais de Pronto-Socorro Mário Pinotti (Umarizal) e Humberto Maradei Pereira (Guamá), assim como as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Icoaraci e da Sacramenta e o Hospital Geral de Mosqueiro, onde a equipe da assistência será reforçada, funcionarão normalmente nos dias do Carnaval.

Também atenderão normalmente as Unidades Municipais de Saúde da Marambaia, Jurunas, Tapanã, Outeiro, Cotijuba, Carananduba, Baía do Sol, Benguí I e Icoaraci, que funcionam em regime de urgência e emergência.

A Central de Regulação de Leitos, Urgência e Emergência do Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (Cemo), a Central de Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e o Centro de Informações Toxicológicas de Belém (CIT) atuarão em regime de plantão para receber os pacientes que venham a necessitar de atendimento.

O efetivo operacional da Guarda Municipal de Belém (GMB) atuará normalmente no Carnaval nos 51 postos fixos e nos 154 postos volantes. O serviço administrativo só voltará a funcionar normalmente na quinta-feira, 15.

Durante o Carnaval não haverá expediente administrativo na Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). Apenas o efetivo operacional estará atuando em escala de plantão. No sábado, 10, e na segunda-feira, 12, o atendimento para liberação de veículos guinchados será realizado de 8h30 às 11h. Já na quarta-feira, 14, o atendimento será realizado de 12h30 às 14h.

Na Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), apenas os serviços de necrópoles e de manutenção de iluminação pública funcionam. No sábado, no domingo e na segunda e terça-feira, os cemitérios funcionam até as 13h, em regime de plantão. Na quarta-feira, abrem no horário normal, de 8h às 17h. O atendimento no Departamento de Necrópoles, na sede do órgão, no entanto, não funcionará. Para garantir que todos os sepultamentos sejam realizados dentro desses dias e horários, eles devem ser previamente agendados.  O serviço de manutenção de iluminação pública funcionará normalmente com  equipes de plantão. O serviço atende a chamados pelo telefone 0800-400-0300, de segunda a sexta-feira das 8h às 21h e aos  sábados de 8h às 12h.

A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informa que os serviços de limpeza urbana irão funcionar normalmente no período. Serviços de coleta de lixo domiciliar e entulho e desobstrução de bueiros serão realizados normalmente.

O Bosque Rodrigues Alves estará fechado nos dias 12 e 13 de fevereiro. Durante o final de semana, o funcionamento irá das 8h às 14h. Já na Quarta-Feira de Cinzas, o espaço abre das 12h às 17h.

O Museu de Artes de Belém (Mabe) estará fechado durante o período do Carnaval.