Sol ou chuva? Confira como fica a previsão do tempo no Carnaval.




A previsão do tempo para o carnaval no Pará foi divulgada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Esse boletim especial para o período carnavalesco em todas as regiões do estado, de sábado (10) até terça-feira (13), foi produzido pelo Centro Integrado de Monitoramento Ambiental e pela Diretoria de Meteorologia e Hidrologia, da Semas.

Na Região Metropolitana de Belém (RMB), no sábado e no domingo (11), está previsto manhã de céu parcialmente nublado a nublado. As tardes têm previsão de instabilidade atmosférica, favorecendo chuvas, de intensidade fraca a moderada, acompanhadas de trovoadas isoladas. Noites de céu nublado com chuviscos para o sábado e de chuva fraca a moderada para o domingo. As temperaturas máximas ficam entre 31ºC/29°C e mínima de 23ºC.

Para o período matutino de segunda-feira (12), há tendência de nebulosidade variando entre nublado a encoberto com episódios de chuva de intensidade fraca a moderada. No período vespertino e início da noite é esperado céu encoberto com chuva de intensidade moderada a forte, seguida de trovoadas. Temperatura do ar terá máxima de 28ºC e mínima de 24ºC.

No último dia de carnaval, terça-feira (13), os modelos atmosféricos apontam para um cenário de céu parcialmente nublado a nublado pela manhã. À tarde, há tendência de tempo encoberto com chuva de intensidade fraca a moderada. Possibilidades de chuva fraca e chuvisco de noite. Os termômetros registrarão máxima de 29ºC e mínima de 23ºC.

Nordeste – Essa região apresenta concentração de diversas folias do carnaval e é previsto predominância de tempo instável ao longo dos quatro dias da festividade. As manhãs de sábado e domingo terão nebulosidade variando entre parcialmente nublado a nublado com previsões de chuvas leves e chuviscos em pontos isolados, principalmente sobre o litoral. Para as tardes é esperada chuva fraca para o sábado e de fraca a moderada com trovoadas para o domingo. As noites terão chuviscos no sábado e chuvas fracas e moderadas no domingo. A temperatura apresentará máximas de 31ºC/30°C e mínima de 23ºC.

Durante a segunda-feira haverá predominância de tempo instável sobre a região. No período matutino, tendência de céu nublado a encoberto com eventos de chuva de intensidade fraca a moderada. Para o período vespertino, há probabilidade de céu encoberto com episódios de chuvas moderadas e fortes, que podem ser acompanhadas de trovoadas. Noite de céu nublado com chuva de intensidade fraca. Temperatura máxima de 29ºC e mínima de 24ºC.

Terça-feira com tendência de céu nublado com chuviscos em áreas isoladas pela manhã. No período da tarde, há grande possibilidade de variação de céu nublado a encoberto com chuva fraca a moderada. Noite com possibilidade de chuva fraca. Temperatura do ar com máxima de 30ºC e mínima de 23ºC.

Baixo Amazonas/Santarém - No sábado, em Santarém, os prognósticos apontam céu parcialmente nublado com chuva leve em pontos isolados pela manhã. Para o período vespertino e início da noite é esperado predominância de céu nublado com episódios de chuva fraca e chuviscos. A temperatura oscilará de 32ºC a 25ºC.

Sol com nebulosidade variando entre poucas nuvens a parcialmente nublado são esperados durante as manhãs de domingo e segunda-feira. Nas tardes desses dias haverá episódios de chuva fraca e noites de céu parcialmente nublado sem ocorrência de chuva. O registro da temperatura atingirá máxima de 31ºC e mínimas de 24ºC/25ºC.

Na terça-feira, último dia de carnaval, os modelos atmosféricos indicam período matutino com predominância de céu nublado com chuva fraca em pontos isolados. Para o restante do dia, há uma tendência para manutenção de nebulosidade com episódios de chuva fraca e chuviscos. Máxima de 31ºC e mínima de 25ºC serão as temperaturas registradas na região.

Sudeste/Marabá – No sábado e domingo há previsão de tempo parcialmente nublado pelas manhãs. Tardes de céu variando entre parcialmente nublado a nublado com previsão de chuvas fracas, que podem ser acompanhadas de trovoadas. Início de noites com chuviscos em áreas isoladas. Temperatura do ar com máximas de 32ºC/33ºC e mínima de 23ºC.

Existe boa tendência para tempo instável ao longo da segunda-feira. Probabilidade de tempo nublado a encoberto com chuva de intensidade fraca a moderada durante o período da manhã. Para o restante do dia é esperado manutenção de nebulosidade com chuvas fracas e chuviscos. Além disso, é possível ocorrência de trovoadas. As temperaturas alcançarão máxima de 28ºC e mínima de 22ºC.

Manhã de terça-feira com tendência de sol entre nuvens. Para o período da tarde e noite, existe probabilidade para chuva de intensidade fraca. Máxima de 31ºC e mínima de 23ºC são as temperaturas previstas.

Marajó/Cametá - Céu parcialmente nublado nas manhãs de sábado e domingo. Tardes com previsão de chuva de intensidade fraca para o sábado e moderada para o domingo. Noites nubladas com episódios de chuviscos para o sábado e de chuva fraca a moderada para o domingo. Temperaturas máximas de 31ºC/29ºC e mínimas de 23ºC/24ºC.

Na segunda-feira há tendência para o predomínio de instabilidade atmosférica ao logo do dia, podendo ocorrer eventos de chuvas de intensidade fraca a moderada, com probabilidade de trovoadas. Temperatura entre 28ºC e 24ºC.

Probabilidade de sol entre nuvens pela manhã da terça-feira. A partir do período da tarde está previsto chuvas que podem ser acompanhadas de trovoadas. Temperatura de 30ºC a 24ºC.

Marés em Mosqueiro - A previsão das marés feita pela Marinha do Brasil aponta que as praias de rio de água doce da ilha de Mosqueiro, distrito de Belém, vão atingir a maré alta no sábado às 6h38 e às 19h; no domingo às 7h51 e 20h; na segunda-feira às 8h47 e 20h54 e na terça-feira às 9h30 e às 21h36.

Salinópolis – As praias de Salinas terão o ponto mais alto da maré no sábado às 3h19 e às 15h39; no domingo às 4h34 e 16h41; na segunda-feira às 5h26 e às 17h28 e na terça-feira às 6h06 e às 18h06.