Documentário sobre Belém é exibido no Cineclube Alexandrino Moreira



“Fisionomia Belém”, realizado pelo antropólogo Relivaldo Pinho e co-dirigido pela publicitária Yasmin Pires, mestranda em filosofia, será exibido nesta segunda-feira, 12, às 19h, na Casa das Artes, da Fundação Cultural do Pará (FCP), pelo Cineclube Alexandrino Moreira. O documentário mostra uma cidade de Belém pós-moderna, fugindo dos moldes repetitivos e superficiais que sempre representam a capital paraense.

Fernando Segtowick, Éder Oliveira, Lázaro Magalhães, Edyr Proença e Ernani Chaves são os mediadores para falar sobre um único personagem: Belém do Pará. As mudanças, sociabilidades e representações na capital do estado do Pará, encravada no meio de uma Amazônia mítica e real.

Relivaldo Pinho, idealizador do projeto, afirma ser esse um documentário com o objetivo de apresentar uma Belém que não conhecemos. “O propósito do documentário é escapar dos discursos que fazem a mesma coisa, que mostram a mesma Belém perigosa através dos mesmos olhares. A produção apresenta a cidade artisticamente, com uma estética profunda”, diz.

O documentário reúne personagens reais que, por diferentes vieses, estudam de forma aprofundada a cidade de Belém. Reunindo áreas antropológicas, comunicacionais e filosóficas, os personagens entrevistados ajudam a construir a narração de uma capital pós-moderna. Aliado a isso, os registros visuais da cidade apresentam o seu processo de evolução, mesclando as imagens de prédios destruídos e antigos com construções contemporâneas.

“Esse reconhecimento é extremamente louvável, para que assim possamos ver e pensar uma Belém contemporânea”, diz o diretor sobre a iniciativa da Fundação Cultural do Pará (FCP) de exibir seu trabalho. “Fisionomia Belém” será apresentado no Cineclube Alexandrino Moreira, na Casa das Artes, com programação feita pelo Laboratório de Produção Digital e entrada franca.

Cineclube Alexandrino Moreira (LPD)
“Fisionomia Belém”, de Relivaldo Pinho e Yasmin Pires (Brasil, 49 min., 12 anos)
Local: Casa das Artes
Data: 12 de março de 2018
Hora: 19h
Preço: Entrada franca