Feira Livre de Arte e Cultura terá homenagens a grandes nomes da música paraense



A programação da II Feira Livre de Arte e Cultura, organizada pela Fundação Cultural do Pará (FCP) terá homenagem a dois grandes nomes da música paraense: Mestre Vieira, falecido recentemente, Ary Lobo e Vavá da Matinha.

A homenagem a Mestre Vieira, criador e ícone da guitarrada, será feita pela reunião de artistas renomados do Pará. A banda batizada de “Os Filhos do Mestre” conta com Waldecir Vieira e Clemilson Farias e os convidados: Aldo Sena, Bruno Rabelo, Carlos Canhão, Dejacir Magno, Joe Cabano, Lauro Honório, Mestre Curica, Mestre Solano e Pio Lobato.

Um dos filhos do mestre, Wilson Vieira, conta que o projeto nasceu ano passado e que Mestre Vieira havia aprovado a iniciativa. “Ele sugeriu que a gente trabalhasse junto e aprovou a ideia dos Filhos do Mestre. Mas houve a complicação e ele não pode ser o padrinho do lançamento da banda, como ia ser”.

Para ele, é extremamente emocionante participar do evento e tocar junto com os amigos do pai. “Será gratificante. Já trabalhamos juntos com os convidados e com o papai em vida. Mas na ausência dele não. Ele não vai estar junto da gente fisicamente, mas vai estar com a gente e vai gostar das homenagens”, comenta.

Emocionado, ele define a arte do pai como inesquecível. “Não vamos deixar o legado de o meu pai ser esquecido, não vamos deixar a guitarrada esfriar. Vamos estar sempre motivando os amigos a dar continuidade ao legado da guitarrada”, conclui.

Um dos convidados para a apresentação, Mestre Curica, se sente honrado em participar do encontro e promete repassar a todos as suas melhores lembranças ao lado do Mestre. “É benéfico fazer esse show. Mais alegre ainda vou ficar em tocar ao lado dos filhos dele. Tocar com ele era uma das melhores coisas da vida. Quero passar tudo que o Vieira era. Ele não gostava de tristeza, sempre em primeiro lugar a alegria”, diz.

Sentinelas do Norte

Outros dois artistas, Allan Carvalho e Luís Girard, participam da programação fazendo uma homenagem aos músicos paraenses Ary Lobo e Vavá da Matinha, no show “Sentinelas do Norte”.

O músico e compositor Allan Carvalho conta que há muito tempo estuda, escuta e interpreta as músicas de Ary Lobo e Osvaldo Oliveira, conhecido como Vavá da Matinha. “É uma grande oportunidade de poder divulgar novamente a música de Ary Lobo e Osvaldo Oliveira, que há muito tempo gosto e escuto, além de interpretar suas vastas obras pelo nosso circuito, especialmente Ary Lobo, pois irei cantar suas canções”, diz.

Quem irá cantar ao lado do músico Allan Carvalho é o artista Luís Girard. Ele conta que está bastante animado e que os ensaios só demonstram o quanto Ary Lobo e Vavá da Matinha são incríveis. “Estou muito feliz. Os ensaios estão confirmando o quanto Vavá e Ary são realmente geniais e inesquecíveis. Com certeza posso garantir que o show vai ser uma grande homenagem aos dois”, comenta.

Luís Girard também diz que sente orgulho de cantar ao lado de Allan Carvalho. “O Allan é meu irmão e parceiro de música. Tenho muito orgulho de poder partilhar momentos musicais com ele”, ressalta.

O compositor comenta que a Feira Livre é uma boa oportunidade de demonstrar e fortalecer a arte paraense. “Acho uma excelente ideia, agregadora de público de alto conhecimento cultural e uma oportunidade de podermos extravasar e desenvolver a nossa obra de arte”, afirma.

O show “Sentinelas do Norte” será nesta sexta-feira, dia 9 de março, no primeiro dia da Feira Livre de Arte e Cultura, na Praça do Artista, no Centur, com entrada franca.

Encontro de artes

Além disso, a programação contará com atrações circenses, danças rítmicas, design, moda, artesanato, gastronomia e artes visuais durante a ocuparão da Praça dos Artistas, no térreo do Centur, sede da FCP. A feira tem como objetivo fortalecer e divulgar a cultura paraense. O evento terá entrada franca e será realizado nos dias 9 e 10 de março, a partir das 17h.

Será possível prestigiar e comprar uma quantidade variada de itens para todos os gostos e paladares. A proposta é tornar o espaço um ambiente de troca cultural e renda, bem como em qualquer outra feira livre. Ano passado foram cerca de 60 expositores e neste ano a projeção é que a quantidade se mantenha ou até se expanda.

Serviço:

II Feira Livre de Arte e Cultura
Local: Centur – Avenida Gentil Bittencourt N°650, bairro Nazaré, Belém
Dias: 9 e 10 de março
Horário: A partir das 17h
Entrada Franca