A
Fundação Hemopa precisa manter o estoque de bolsas de sangue abastecido durante
todos os meses do ano. Só assim é possível atender a demanda de mais de 200
hospitais espalhados em todo o Estado.
Apenas na capital, 95 hospitais são atendidos. Por isso, para aumentar e
incentivar o número de doações de sangue durante o período do Campeonato
Paraense Banparazão, a Cultura Rede de Comunicação em parceria com o Hemopa e
os clubes do Remo e Paysandu, realiza a ação “Doadores FC na Praça” no dia 6 de
março, às 17h, na Praça Batista Campos.
O
objetivo da ação é dar visibilidade para o “Dia D” da campanha Doadores Futebol
Clube. “A ação é uma novidade este ano e tem o foco atrair ainda mais o público
para a campanha. Os mascotes dos clubes estarão na praça simbolizando o ato de
doar sangue”, antecipa o gerente de marketing do Paysandu, Vinícius do Carmo.
O
evento pretende também mobilizar o público que mora nas proximidades do
Hemocentro. “É uma ação midiática, as pessoas presentes terão a oportunidade de
garantir uma foto legal com o mascote de seu clube. A Fundação Hemopa também
estará presente para tirar as dúvidas do público que frequenta a praça, sobre
doação de sangue”, ressalta a gerente de marketing da Cultura Rede de
Comunicação, Joyce Okamoto .
Para
o diretor de marketing do Clube do Remo, Glauber Ramos, a iniciativa é uma
oportunidade de estar mais próximo do torcedor. “Muitas vezes as pessoas
assistem à TV, escutam no rádio, lêem nos jornais, mas algumas delas, não têm a
real noção da importância da campanha. Levar esse recado pessoalmente, de
maneira alegre e com a presença do mascote do time, como vai acontecer nesse
evento antes do Dia D, vai render um resultado muito positivo”, acredita.
A
iniciativa simboliza a união dos clubes em prol da solidariedade. “São diversos
grupos que levantam a bandeira da doação de sangue e a mobilização social dos
clubes representa um impacto muito positivo. Os ganhadores dessa ação são os
nossos pacientes, porque ela representa um gol de solidariedade e de amor ao
próximo”, informa a gerente de captação de doadores do Hemopa, Jussiara Farias.
Com
a realização do evento, a emissora reafirma o seu papel enquanto entidade
pública e educativa. "As Emissoras Cultura representam o compromisso em
prol da doação de sangue, a campanha tem sido um fator decisivo durante esses
anos. Parabenizo os funcionários e colaboradores da emissora", ressalta
Jussiara Farias.
Dia
D
A
ação promocional de estímulo à doação voluntária de sangue da campanha Doadores
Futebol Clube será realizada no próximo dia 9 de março, de 8h às 16h, na
Fundação Hemopa. A campanha completa
três anos de lançamento com números satisfatórios. Em 2017, foram registrados 411 comparecimentos
e 282 coletas e esse ano a expectativa é aumentar o número de bolsas coletadas.
Para
que este ano, a campanha tenha o mesmo êxito dos anteriores, os clubes do Remo
e do Paysandu estão mobilizando seus torcedores e parceiros. Além disso,
atletas das mais diversas modalidades esportivas, influenciadores digitais e
artistas de vários segmentos como teatro e música, reforçam a campanha nas
redes sociais.
Quem
pode doar:
Pessoas
com boa saúde, que tenham entre 16 e 69 anos e pesem acima de 50 quilos.
Menores de 18 anos podem doar somente com autorização dos pais ou responsável
legal. É necessário portar documento de identidade original e com foto. Não
precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher, a cada
três. Para fazer o cadastro de doadores de medula óssea, o candidato deve estar
bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos e portar documento de identidade original
e com foto.
Além
do Hemocentro em Belém, na travessa Padre Eutíquio, a Fundação Hemopa possui a
Unidade de Coleta no Shopping Castanheira e três Hemocentros Regionais (Marabá,
Santarém e Castanhal), com o apoio de cinco Hemonúcleos (Abaetetuba, Altamira,
Tucuruí, Redenção e Capanema).
Serviço: “Doadores FC na Praça” no dia 06 de março
(terça-feira), às 17hs, na Praça Batista Campos (TV. Padre Eutíquio esquina com
a Tamoios).