Obras da PA-457, em Santarém, prosseguem até o final deste semestre

As obras de ampliação da PA-457 (Rodovia Everaldo Martins), que liga o município de Santarém, no Baixo Amazonas, à Vila Balneária de Alter do Chão, devem ser concluídas até o final deste semestre. Já a duplicação do trecho de 1,2 km da Rodovia Fernando Guilhon (PA-453), da saída do shopping Rio Tapajós até o trevo com a Everaldo Martins tem previsão para ser concluída até o final deste mês.

Com um investimento de R$ 11.316.789,36 por parte do Governo do Estado, a ampliação da PA-457 prevê a implantação de acostamento com pavimentação, rotatória, ciclovia, sinalização e iluminação em toda sua extensão, que é de 28,68 km.

De acordo com a responsável pela execução do projeto, a Empresa Técnica de Engenharia e Comércio (Etec), no momento, as obras estão ocorrendo em uma via de 19 metros de largura, com duas faixas duplas de sete metros cada, acostamento e ciclovia de 2,5 metros com 40 cm de faixa de segurança, contemplando, ainda, duas faixas de circulação de 3,20 metros, mais acostamento de 1,5 em um dos lados.

Outra parte da obra, a ciclovia terá iluminação independente, com postes em led e alimentação através de placa solar, conforme informou a Etec ao coordenador de Infraestrutura e Logística do Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas, Rodrigo Branco, que esta semana fez uma vistoria nos serviços.

Atualmente, 28% do trabalho já foi concluído, além disso, segundo Rodrigo Branco, será feito um novo desenho de acesso à praia de Ponta de Pedras, para dar mais segurança ao encontro.

As obras de infraestrutura na Rodovia Everaldo Martins devem impulsionar a prática esportiva e a atividade turística. Comunidades do entorno - num total de 18 - também terão serão beneficiadas, com melhorias na estrutura física de acesso e escoamento da produção aos centros de abastecimento de Santarém.