Produtores de hortaliças são beneficiados pelo projeto Pará Produtivo



A produção de banana e hortaliças será incrementada no nordeste paraense e Região Metropolitana de Belém, áreas atendidas pelo Pará Produtivo. O projeto, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e executado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), atende 150 agricultores familiares de 11 municípios com produção orgânica e convencional.

O Pará Produtivo pretende estimular o cultivo de hortaliças no Pará por meio do fomento de espécies pouco produzidas no Estado e criar novos nichos de mercado para reduzir a importação desses produtos. O maior desafio é traçar estratégias mais apropriadas de plantio, visto que o clima quente e úmido favorece a proliferação de doenças e as pesquisas no setor da olericultura são quase inexistentes, o que impede maior conhecimento sobre as condições de produção, limitando a atividade.

As espécies a serem introduzidas são o repolho, pepino, alface americana, beterraba, cenoura, pimentão, batata doce, tomate cereja e brócolis. Os produtores receberão insumos como semente, adubo, plástico aditivado e equipamentos como mangueira de irrigação, pulverizadores e bandejas. Serão instaladas duas unidades de observação de cultivo protegido em Marituba e Santa Izabel, para capacitação dos produtores pelos técnicos da Emater.

Para aumentar a produção de banana, produtores e técnicos de seis municípios (Castanhal, Colares, Santa Izabel, Santo Antônio do Tauá, São Caetano de Odivelas e Vigia) serão capacitados em Produção Integrada de Fruta, tecnologia que utiliza o mínimo de agrotóxico aliado a práticas adequadas de manejo do solo e da planta. Será usada a variedade de banana Pacoa, por ser mais resistente à Sigatoka Negra, principal praga dos bananais. A ação vai propiciar o abastecimento de Belém com banana de melhor qualidade.