UFPA oferece consultas para mulheres pós-mastectomia


A Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO) da UFPA inicia nesta segunda semana do mês de março atendimentos voltados especialmente às mulheres que realizaram a mastectomia, nome dado à cirurgia de remoção completa da mama e um dos tratamentos cirúrgicos para o câncer de mama.

O projeto tem a coordenação da professora Keyla Madureira e conta com o trabalho da fisioterapeuta e técnica-administrativa em educação, Raissa Pimentel. A terapeuta ocupacional e também técnica da UFPA, Thaís Cabral, é colaboradora da iniciativa.

De acordo com Raissa Pimentel, as mulheres que realizam mastectomia apresentam algumas limitações de movimentação após a realização da cirurgia. “Geralmente, elas apresentam diminuição do movimento do ombro. Vamos agir na parte de reabilitação e também de prevenção através de orientações”, afirma a fisioterapeuta.

Para prevenir o câncer de mama, o projeto distribuirá cartilhas com informações para que o conhecimento sobre a doença chegue ao maior número de famílias possíveis. O trabalho que será realizado pela FFTO da UFPA, ainda segundo Pimentel, é pioneiro em Belém. “Até o momento, não sabemos de outro local que faça o mesmo”, informa.

A terapeuta Thaís Cabral utilizará as técnicas da terapia ocupacional por meio de um grupo terapêutico, que terá como objetivo elevar a auto-estima das mulheres através de conversas e atividades coletivas. O projeto também oferecerá oficinas de para provocar o empoderamento das participantes.

O agendamento das consultas pode ser feito entre 8h e 12h e entre 13h e 17h, pelo telefone 3201-8892. Outros atendimentos nos campos de reabilitação física, reabilitação psicomotora e saúde mental podem ser feitos nos mesmos horários citados e também pelo email: fisiotosaude.ufpa@gmail.com

Serviço

Atendimento de mulheres pós-mastectomia
Local: Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO)
Agendamento: 8h às 12h- 13h às 17h
Telefone: 3201-8892