Licitação para obra do BRT Metropolitano avança e segue para última etapa




O Governo do Estado, através do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), informa que na sexta-feira (4) foi realizada a sessão de abertura das propostas de preço da Licitação Pública Internacional nº 001/2017 - NGTM, para a execução da nova Rodovia BR-316 e infraestrutura do BRT (Bus Rapid Transit) Metropolitano, com a participação das empresas cujas propostas técnicas foram consideradas substancialmente adequadas, de acordo com as diretrizes do agente financeiro, a Agência de Cooperação Internacional do Japão - JICA.

O Núcleo de Gerenciamento afirma que, somente após a conclusão da análise das referidas propostas é que será declarada a empresa vencedora do certame. Participaram dessa última etapa as empresas Odebrecht Engenharia e Construção Internacional S.A., que apresentou proposta de preço no valor de R$ 384.607.698,55, e o Consórcio Mobilidade Grande Belém (Construtora Marquise S.A. / COMSA S.A.) com proposta de R$ 534.436.913,29.

"Reiteramos que ainda não há empresa vencedora. Com a abertura das propostas financeiras realizada ontem iniciamos uma nova etapa, que é a avaliação dessas propostas, etapa que é realizada de forma extremamente criteriosa, com a leitura de todos os itens constantes da planilha e que, portanto, requer um trabalho intenso e preciso na comparação de dados e valores técnicos”, frisa o diretor geral do NGTM, Cesar Meira.

Dessa forma, de acordo com informações prestadas pela Comissão Especial de Licitação (CEL), durante a sessão de abertura das propostas de preço, não foram analisados nem discutidos os méritos de qualquer proposta, nem foram as mesmas rejeitadas ou aceitas, apenas foi realizada a abertura dos envelopes contendo as propostas, sendo em seguida lavrada a ata e encerrada a sessão.

A avaliação e análise das propostas de preço das licitantes habilitadas serão realizadas num prazo estimado de 20 dias úteis. Depois será elaborado um relatório, que também terá uma versão na língua inglesa, a ser encaminhado ao Japão, para o agente financeiro, a JICA, que então fará sua avaliação e dará o resultado final do certame.

Por se tratar de licitação internacional, a mesma é conduzida por meio de procedimentos e diretrizes aplicáveis para Aquisições Financiadas por Empréstimos ODA do Japão (Guidelines for Procurement under Japanese ODA Loans), e esteve aberta a todas as licitantes de países-fonte elegíveis. A partir da publicação do edital, as empresas interessadas puderam obtê-lo com cadastro e download no site www.ngtm.com.br.

Cronograma:

LICITAÇÃO PÚBLICA INTERNACIONAL (LPI) N.º 001/2017 – NGTM

Projeto: SISTEMA TRONCAL DE ÔNIBUS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM (Projeto Ação Metrópole – 2.ª Etapa)

Objeto: Execução de obras do Sistema Troncal de Ônibus da Região Metropolitana de Belém, incluindo a implantação do seu sistema de controle operacional

Financiamento: Contrato de Empréstimo N.º BZ-P20 - Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA)

Publicação do Edital: 16 de agosto de 2017

Reunião de pré-proposta com visita aos locais de obras: 30 de agosto de 2017

Data de entrega das propostas: 06 de novembro de 2017

Informativos publicados: 07 (sete) informativos entre 25 de agosto e 25 de outubro de 2017

Boletins de Esclarecimentos: 18 (dezoito) publicados entre 06 de setembro e 26 de outubro de 2017

Foram solicitados 201 (duzentos e um) pedidos de esclarecimentos formulados por 18 (dezoito) interessados (pessoas físicas e jurídicas). Todos respondidos em tempo hábil.

* Empresas que compareceram a reunião de abertura do certame e entregaram propostas:

07 (sete) propostas

- Consórcio STD-Belém (Construtora Sanches Tropoloni Ltda. / DP Barros Pavimentação e Construção Ltda.)

- Power Construction Corporation of China Ltd.

- Consórcio BRT Metropolitano (Construtora Ferreira Guedes S.A. / Paulitec Construções Ltda.)

- Odebrecht Engenharia e Construção Internacional S.A.

- Construcap – CCPS Engenharia S.A.

- Consórcio Mobilidade Grande Belém (Construtora Marquise S.A. / COMSA S.A.)

- Consórcio Teixeira Duarte Engenharia e Construções S.A. – EMPA S.A. Serviços de Engenharia – TORC