SeMOB lança Comando Educativo de educação para o trânsito



Todo condutor para tirar habilitação precisa não só saber dirigir, mas também respeitar as regras de trânsito. Contudo, no dia-a-dia o que se vê é muita gente ignorando as regras básicas de circulação, sempre colocando seu interesse particular acima das normas e reduzindo a mobilidade de outros condutores, pedestres e ciclistas. Neste cenário o que não faltam são veículos estacionados em calçadas e ciclofaixas, parados em fila dupla ou fechando cruzamento, entre outras infrações.

Em busca do aumento da conscientização dos condutores quanto à obrigatoriedade em se respeitar as regras de trânsito, a Prefeitura de Belém lança nesta quinta-feira, 10, às 9h, o Comando Educativo, mais uma etapa da campanha de educação continuada realizada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém. A ideia central é de que os agentes educadores da SeMOB façam autuações educativas em pontos específicos apontados a partir de denúncias e reclamações feitas por usuários pelas redes sociais da SeMOB. O primeiro local a ser visitado nesta quinta-feira é a confluência das avenidas Antônio Barreto e Tiradentes com a Doca de Souza Franco, ponto de muito estacionamento irregular e de cruzamentos fechados.

“Na primeira etapa desta campanha, em 2015, fizemos um amplo trabalho nas ruas com a Multa Cidadã, notificando os condutores infratores com uma abordagem educativa, mas frisando que aquele erro que para eles parece não ser nada demais, prejudica toda a coletividade. Na segunda etapa, em 2016, foi criada a interface com os internautas, e denúncias feitas pelo Twitter da SeMOB passaram a gerar uma nova Multa Cidadã, nos mesmos moldes da autuação emitida pela SeMOB e enviada à residência do proprietário do veículo flagrado cometendo alguma infração. Só quando a pessoa abria a correspondência ela descobria que aquela multa era simbólica e havia sido denunciada por alguém que ficou incomodado ou prejudicado com aquela infração”, recorda Ana Paula Grossinho, superintendente da SeMOB.

A partir do lançamento, os internautas que quiserem sugerir vias a receber o Comando Educativo devem enviar fotos de flagrantes para o Twitter da SeMOB (@SeMOB_Bel), com a hashtag #ComandoEducativo, ou enviar o material para o email contato.semob@belem.pa.gov.br. No cronograma de visitas serão priorizadas as vias que tiverem maior número de reclamações.