Mais ciclovias e programa de educação estimulam o uso da bicicleta em Belém



Em Belém, 53.2% das pessoas que usam bicicleta escolheram esse meio de locomoção como modo de transporte urbano pela rapidez e praticidade. Outros 17.2% fazem a escolha por se preocupar com a saúde, 19.7% pelo baixo custo e 2.2% pela preocupação ambiental. Os dados foram divulgados na segunda edição da pesquisa “Perfil do Ciclista 2018”, uma iniciativa da Parceria Nacional pela Mobilidade da Bicicleta, que traça um perfil dos ciclistas urbanos do Brasil e de cidades da Argentina e Colômbia. No Brasil, foram entrevistados 7.644 ciclistas em 25 cidades das diferentes regiões brasileiras, entre setembro de 2017 e abril de 2018, por mais de 140 pesquisadores. Em Belém, mais de 500 pessoas responderam à pesquisa.

Para atender e ampliar este público, a Prefeitura de Belém está dotando a cidade de equipamentos que estimulam o uso da bicicleta. Na última semana, foi concluída toda a sinalização da nova ciclovia da avenida Bernardo Sayão, com 1km de extensão. Simultaneamente, a equipe de sinalização da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), vem trabalhando no redimensionamento da ciclofaixa da avenida Pedro Álvares Cabral, da avenida Júlio César até a Arthur Bernardes, e na sequência, a ciclofaixa será ampliada em mais 1,6 km até a avenida Visconde de Souza Franco, quando será interligada à ciclofaixa da Doca, atualmente a única em Belém que não tem nenhuma ligação com outra ciclovia ou ciclofaixa. Isso, somado aos 2 km de ciclofaixa nova implantada no mês de abril na travessa Vileta, indo da Antônio Everdosa à João Paulo II, dentro do projeto do binário Vileta/Humaitá, já são quase 5 km de novas faixas exclusivas aos ciclistas na malha viária da cidade, que atualmente tem 90,5 km de extensão, sendo 18,5 km de ciclovias e 72 km de ciclofaixas.

No início do mês, foi ressinalizada a integração da ciclovia da Almirante Barroso e da ciclofaixa compartilhada do Entroncamento com a ciclofaixa da Tavares Bastos. Após a ampliação da ciclofaixa da Pedro Álvares Cabral, será ampliada a ciclovia da João Paulo II, que irá da Dr. Freitas até a área de prolongamento da via que está em obra pelo Governo do Estado. Em breve a equipe de educação para o trânsito da SeMOB iniciará o trabalho educativo na nova ciclofaixa da avenida Perimetral. E os trabalhos não param por aí.