Em Belém, 53.2% das pessoas que usam
bicicleta escolheram esse meio de locomoção como modo de transporte urbano pela
rapidez e praticidade. Outros 17.2% fazem a escolha por se preocupar com a
saúde, 19.7% pelo baixo custo e 2.2% pela preocupação ambiental. Os dados foram
divulgados na segunda edição da pesquisa “Perfil do Ciclista 2018”, uma
iniciativa da Parceria Nacional pela Mobilidade da Bicicleta, que traça um
perfil dos ciclistas urbanos do Brasil e de cidades da Argentina e Colômbia. No
Brasil, foram entrevistados 7.644 ciclistas em 25 cidades das diferentes
regiões brasileiras, entre setembro de 2017 e abril de 2018, por mais de 140
pesquisadores. Em Belém, mais de 500 pessoas responderam à pesquisa.
Para atender e ampliar este público, a
Prefeitura de Belém está dotando a cidade de equipamentos que estimulam o uso
da bicicleta. Na última semana, foi concluída toda a sinalização da nova
ciclovia da avenida Bernardo Sayão, com 1km de extensão. Simultaneamente, a
equipe de sinalização da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de
Belém (SeMOB), vem trabalhando no redimensionamento da ciclofaixa da avenida
Pedro Álvares Cabral, da avenida Júlio César até a Arthur Bernardes, e na
sequência, a ciclofaixa será ampliada em mais 1,6 km até a avenida Visconde de
Souza Franco, quando será interligada à ciclofaixa da Doca, atualmente a única
em Belém que não tem nenhuma ligação com outra ciclovia ou ciclofaixa. Isso,
somado aos 2 km de ciclofaixa nova implantada no mês de abril na travessa
Vileta, indo da Antônio Everdosa à João Paulo II, dentro do projeto do binário
Vileta/Humaitá, já são quase 5 km de novas faixas exclusivas aos ciclistas na
malha viária da cidade, que atualmente tem 90,5 km de extensão, sendo 18,5 km
de ciclovias e 72 km de ciclofaixas.
No início do mês, foi ressinalizada a
integração da ciclovia da Almirante Barroso e da ciclofaixa compartilhada do
Entroncamento com a ciclofaixa da Tavares Bastos. Após a ampliação da
ciclofaixa da Pedro Álvares Cabral, será ampliada a ciclovia da João Paulo II,
que irá da Dr. Freitas até a área de prolongamento da via que está em obra pelo
Governo do Estado. Em breve a equipe de educação para o trânsito da SeMOB
iniciará o trabalho educativo na nova ciclofaixa da avenida Perimetral. E os
trabalhos não param por aí.