Lançamento do Mutirão do Diabetes



“Diabetes mata mais que o Câncer e a Aids juntos” esse é o tema do segundo Mutirão do Diabetes que ocorrerá no dia 17 de novembro que disponibilizará vários serviços gratuitos para a população. Nesta quarta-feira (01/10) haverá o lançamento, às 19h, no Viver Mais – Centro de Envelhecimento saudável.

Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS existem três tipos: o tipo 1 que a causa é desconhecida e a pessoa que vive com a doença precisa da insulina para sobreviver, o Tipo 2 que atinge a maioria das pessoas no mundo e ocorre pelo excesso de peso e da falta de atividade física (nas crianças tem aumentado bastante), e o Diabetes gestacional que acontece quando aumenta o valor de glicose no sangue.  

O projeto é realizado pelo Fórum Paraense do Mutirão do Diabetes que visa alertar e informar a população sobre a doença. Nesse sentido, serão realizadas várias ações como a Pedalada que ocorrerá no dia 11 de novembro, além dos grupos de patins e das motos que também irão somar ao evento neste ano.
As consequências podem ser muito sérias como a cegueira, alterações vasculares principalmente nos membros inferiores que podem levar à amputação, insuficiência renal. Diante do aumento do Diabetes, o coordenador geral explica que “O trabalho não é só meu, mas também do grupo que voluntariamente abraçou a causa e juntos temos vários parceiros para proporcionar a população testagem, informações”, disse o médico oftalmologista Edmundo Almeida Sobrinho.

O coordenador Edmundo ressalta ainda que “A falta de esclarecimentos é uma das principais causas que levam as pessoas a terem complicações em relação ao diabetes”. O tratamento é multidisciplinar por isso conta com vários profissionais do Pé Diabéticos, da Cooperativa de Farmacêuticos Independentes - COOFARMI, angiologistas, endócrinos, fisioterapeutas, educadores físicos,  cardiologistas, Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Oftalmologistas, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, Secretaria Municipal de Saúde – SESMA, Hospital Cynthia Charone, entre outros.

“Participar desse projeto do Mutirão do Diabetes é uma grande satisfação, pois vamos oferecer serviços com qualidade, além de orientarmos a população sobre a melhor forma de usar os medicamentos. Fazer o bem é o nosso melhor remédio”, ressalta João Roberto Pinto, farmacêutico e Diretor – Presidente da COOFARMI que pelo segundo ano consecutivo participa do Mutirão.

Lançamento do Mutirão do Diabetes 2018
Data: 31 de outubro.
Hora: 19h
Local: Viver Mais – Centro de Envelhecimento saudável.
Endereço: Rua Diogo Móia, 448