Com cerca de 16 milhões de pessoas com
diabetes, 106.600 mortes por ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde,
o Brasil é o quarto país em número de pessoas com diabetes no mundo. De acordo
com dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças
Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), publicada este ano, o percentual
de mulheres de Belém que apresentaram diagnóstico médico de diabetes aumentou
33,3%, entre os anos de 2006 e 2017.
Para sensibilizar o maior número de
pessoas a realizarem o teste de glicemia e a prevenirem as complicações, a ADJ
Diabetes Brasil com a Associação dos Diabéticos do Estado do Pará (ADEPA)
promoverão algumas iniciativas, entre elas uma campanha de prevenção e estímulo
ao diagnóstico precoce do diabetes tipo 2, no Boulevard Shopping Belém, nos
dias 1 e 3 de novembro, das 10h às 22h.
Se as pessoas apresentarem resultados
alterados da glicemia, acima de 99mg/dL (jejum) e de 140mg/dL (2 horas após
refeição ou aleatório) serão encaminhadas para o balcão de orientação no
próprio evento e recebem informações básicas sobre o diabetes e orientadas a
procurar um serviço de saúde.
As ações este ano estão alinhadas com a
temática da Federação Internacional de Diabetes: Família e Diabetes. Nele, o
tema ressalta que o diagnóstico do diabetes costuma se apresentar de forma
bastante impactante na vida da pessoa com diabetes e de toda família. É
justamente nesta fase que se abrem ótimas possibilidades para a família
repensar seu estilo de viver, rumo à busca de uma vida mais saudável para
todos.
A família desempenha um papel
fundamental no processo de aceitação do diabetes e este não deve ser motivo de
desestruturação familiar, pelo contrário, pode ser decisivo na escolha de uma
vida mais saudável para todos. Mas é preciso achar o ponto de equilíbrio entre
amor e limites, e assim colaborar para o desenvolvimento do senso de
responsabilidade frente ao tratamento, facilitando o processo de independência
inerente a todo ser humano.
Para a realização destas ações, a ADJ
Diabetes Brasil e a ADEPA contam com o apoio da Astrazeneca, Novo Nordisk e
Novartis.