Começa Semana pela Paz em Casa



Teve início nesta segunda-feira, 26, e segue até o próximo dia 30 de novembro, a 12ª Semana Justiça pela Paz em Casa, realizada pela Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Pará (Cevid-TJPA).  A coordenadora da Cevid, desembargadora Diracy Nunes Alves, fez a abertura da ação, nesta manhã, em Icoaraci.

Na programação, a juíza auxiliar da Cevid, Reijjane  Ferreira de Oliveira, conversou com magistrados e servidores sobre violência de gênero e propôs às servidoras presentes o exercício da sororidade, a fim de estreitar os laços e fortalecer o grupo, que se reunirá uma vez por mês.

Durante a Semana Justiça pela Paz em Casa, magistrados e servidores fazem um esforço concentrado para dar celeridade no julgamento e no impulsionamento de processos judiciais que envolvam violência doméstica e familiar contra a mulher em todo o Estado.

Dentre as ações da 12ª Semana Justiça pela Paz em Casa, a Cevid também levará palestras educativas sobre violência de gênero e a Lei Maria da Penha aos colaboradores do supermercado Makro, como parte do acordo de cooperação técnica firmado com a Associação Paraense de Supermercados (ASPAS), nos dias 29 e 30.

A Semana Justiça pela Paz em Casa é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os Tribunais de Justiça dos estados e do Distrito Federal e tem como objetivos ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha e concentrar esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero.

16 dias de ativismo

Com o objetivo de divulgar informações e de prevenção à violência doméstica e familiar, a Cevid participou, desde o dia 10 de novembro, da campanha “16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher”. As servidoras da coordenadoria prestaram orientações jurídicas e distribuíram folders explicativos aos moradores do PAAR, ministraram palestra aos servidores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e para os colaboradores de supermercados sobre violência de gênero e a Lei Maria da Penha, e realizaram uma ação de autocuidado com as mulheres do Judiciário no Fórum de Ananindeua.