Jogos de Integração do projeto Vida Ativa na Terceira Idade



Mais de 200 idosos devem participar da 10ª edição dos Jogos de Integração do projeto Vida Ativa na Terceira Idade, que iniciou na terça-feira (27), em Belém. A cerimônia de abertura começa a partir das 8h30, na Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Pará (Asalp), com apresentações de grupo de dança e a primeira prova da competição, a queimada. A programação também conta com a escolha do rei e rainha dos jogos, que seguem até sexta-feira (30).
  
"Este ano, escolhemos a Asalp para a abertura dos jogos para aproveitar o espaço amplo do local, e já iniciar com primeira modalidade da competição, que é a queimada. Os jogos encerram as atividades anuais do projeto, por isso o encontro é para os alunos e os professores se divertirem", informa Kátia Rocha, diretora da Secretaria de Esporte e Lazer.
  
As competições esportivas seguem na quarta-feira (28), com provas atléticas, no Estádio Olímpico do Pará (EOP), às 7h30 e biribol (esporte aquático), na Escola Triunfo, localizada na Travessa Barão do Triunfo, às 14h. No dia seguinte, será a vez das modalidades aquáticas, Pedalada com macarrão, caminha aquática, nado com macarrão (25m), nado livre (25m), além de provas de salão, dominó e dama, na Asalp, a partir das 7h30.
  
Já no último dia, sexta-feira (30), terá a vez do jogo coletivo, como o vôlei, e as premiações dos participantes, na Tuna Luso Brasileira, na Avenida Almirante Barroso, também a partir das 7h30.
  
O programa Vida Ativa é mantido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), tem como público alvo pessoas acima de 50 anos e atende cerca de dois mil idosos, em cinco núcleos: Tuna Luso Brasileira, Escola Triunfo, Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Pará (Asalp), Estádio Olímpico do Pará - Mangueirão e Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci.