Jogos vão parar nas salas de aulas



    Alunos do quarto semestre do curso de História da Universidade da Amazônia (Unama) resolveram resgatar jogos antigos e adaptá-los para as salas de aulas. Osvaldo Barra, Graziele Castilho, Elias Vasconcelos e a Samara Reis, orientados pelos professores Luciana Marinho e Jader Ferreira  criaram, na verdade, dois tipos de jogos: um em formato de RPG (“Role Playing Game”) - "1500, a Mítica Terra de Vera Cruz" - e o outro de tabuleiro - "Tabuleirando com a História -, direcionados para estudantes do Ensino Fundamental. A ideia dos jogos surgiu a partir do subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). 



Confira a entrevista completa com os alunos e a professora da Unama sobre os jogos criados em sala de aula:



     Após seis meses de aplicação desta metodologia, os jogos possibilitaram o envolvimento ativo dos estudantes com o conteúdo proposto para a aula e a socialização da turma. De acordo com a professora Luciana Marinho, ambos os jogos é pegar o conhecimento acadêmico e transformá-los numa linguagem acessível para a educação básica. O universitário Osvaldo Barra conta que o jogo de tabuleiro vem para contribuir no aprendizado das crianças. “Elas vão poder colocar em prática a inteligência, habilidade e de forma lúdica. Tira um pouco aquela criança de frente do computador, de um celular. Colocarmos as crianças para interagir com outras crianças".

      Jogo de RPG







Aprenda a jogar com os alunos do curso de história:





                                                                                                                                     Reportagem: Celso Freire