Livro sobre história de Barcarena será lançado nesta sexta-feira



Os livros didáticos utilizados em sala de aula são planejados nacionalmente e, por isso, nem sempre levam em consideração as particularidades de cada município. Assim, o acesso à informação permite que o aluno conheça com mais facilidade a história de outro país do que o surgimento da rua em que mora. Pensando nisso, a Prefeitura de Barcarena, no nordeste paraense, em parceria com a Editora Didáticos, vai lançar um livro para contar a história da cidade aos alunos da rede municipal de ensino.

A obra "Barcarena, Cidade da Gente - Estudos Regionais” é uma iniciativa inédita no norte do Brasil e será lançada nesta sexta-feira, dia 30, a partir das 17h, em cerimônia aberta na Praça Matriz do município. O livro é de autoria de quatro professores da rede municipal de ensino: Jacobson Estumano, João Poça, Luiz Guimarães e Roberto Anjos somam mais de cem anos de docência nas escolas municipais e têm profundo conhecimento sobre a cidade em que moram e trabalham.

Diferente dos títulos comumente enviados às instituições de ensino, que apresentam a história do mundo, do país e do Estado de forma geral, o livro detalha as singularidades de Barcarena. “Muitas vezes, o estudante conhece a trajetória da Grécia, mas não faz ideia da história da rua em que mora ou do rio que cerca a sua cidade. Esse livro organiza, de forma didática, curiosidades e histórias do município, tudo em um único lugar. É um resgate fundamental para enxergar o passado, pensar o presente e planejar o futuro”, afirmou o professor Luiz Guimarães.

Para o professor Jacobson Estumano, a obra tem o objetivo de fazer com que os moradores redescubram e criem laços de afetividade com o município. “Barcarena não começou com a emancipação de Belém, 74 anos atrás. São mais de 300 anos enquanto espaço ocupado e consolidado. Temos histórias e muita coisa a ser revelada, que certamente vão despertar na população o sentimento de pertencimento, de amor à cidade”, disse.

Iniciativa – Barcarena foi a primeira cidade do norte do Brasil a fechar parceria com o projeto Cidade da Gente, que é desenvolvido pela Editora Didáticos, de Fortaleza, no Ceará. A iniciativa, que possui o selo da Biblioteca Pública Nacional (BPN) e da Câmara Brasileira do Livro (CDL), viaja o país inteiro para consolidar materiais sobre a história das cidades brasileiras.

O projeto, que já catalogou quase 50 cidades em 18 meses de trabalho, conta com profissionais locais (professores, pesquisadores, fotógrafos, etc) de cada município para deixar um legado histórico-documental às próximas gerações.

Serviço – O livro "Barcarena, Cidade da Gente - Estudos Regionais” será lançado ao ar livre nesta sexta-feira, dia dia 30, a partir das 17h, na Praça Matriz do município. O evento contará com a presença dos 4 autores do projeto, além de apresentações culturais. Depois, o título será distribuído, gratuitamente, aos alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Fundamental I e II.