Seminário sobre Cadastro Ambiental Rural mostrará evolução em uma década de trabalho




O Seminário Cadastro Ambiental Rural (CAR) 10 Anos: Avanços e Perspectivas, será realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) nos dias 27 e 28 de novembro, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. Na programação estão incluídas as assinaturas do Contrato de Contribuição Financeira entre o banco alemão KFW e o Governo do Pará, para execução do Projeto Fortalecimento do Monitoramento, da Fiscalização e do Licenciamento Ambiental para Prevenção e Controle de Desmatamento no Estado do Pará, e do Acordo de Cooperação Técnica entre o Estado (representado pela Semas) e os Ministérios Públicos Estadual (MPE) e Federal (MPF), que permite o compartilhamento de espaço físico, dados, informações e produção de conhecimentos, usando tecnologias automatizadas disponíveis e produtos gerados pelo Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam), com atuação em todo o Pará.

O evento vai apresentar a evolução do CAR em uma década de uso dessa ferramenta de monitoramento e controle do desmatamento no Estado. Na abertura do seminário estarão presentes o governador do Pará, Simão Jatene, e o titular da Semas, Thales Belo, além de representantes do Ministério do Meio Ambiente, Serviço Florestal Brasileiro, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Ministério Público Federal.

O CAR foi instituído em 2008, por meio do Decreto Estadual 1.148, que tornou a ferramenta um dos instrumentos da Política Estadual de Florestas e do Meio Ambiente. Desde então, o cadastro vem evoluindo por meio de plataforma online, e utilizando a ferramenta para territórios de comunidade rurais e tradicionais.

Diversos temas serão debatidos, como as mudanças de normativas ocorridas com a implantação do Sistema Nacional do CAR (Sicar/PA) e explicações sobre o funcionamento dessa plataforma; o CAR no Estado do Pará: Pioneirismo, Avanços e Perspectivas; Avanços na Regularização Ambiental do Público da Agricultura Familiar, e O CAR como ferramenta para a Recuperação de Áreas Degradadas/Alteradas no âmbito do Programa de Regularização Ambiental do Estado Pará (PRA).

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico, cuja finalidade é integrar as informações ambientais referentes a Áreas de Preservação Permanente, Áreas de Reserva Legal, Remanescentes de Vegetação Nativa, Áreas de Uso Restrito e áreas consolidadas, das propriedades e posses rurais. É uma base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas, fundamental para o planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.
De acordo com dados de 22 de novembro de 2018, já foram realizados 201.857 cadastros - aproximadamente 75% da área cadastrável do Pará.

As inscrições gratuitas serão reabertas e limitadas. As 200 vagas oferecidas na 1ª fase da inscrição já estão preenchidas. A Semas criou um site para o evento - https://www.semas.pa.gov.br/car10anos/

Programação

Dia 27/11

8h30 – Abertura - Simão Jatene (governador do Estado do Pará); Thales Belo (secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade); Carlos Eduardo Sturm (Serviço Florestal Brasileiro); representante do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária; Ricardo Negrini, do Ministério Público Federal; Daniel Nunes Lopes (Emater); representante do Ministério Público Estadual.

10 h - Vídeo sobre os 10 anos do CAR

Assinatura do Contrato de Contribuição Financeira entre o banco alemão KFW e o Governo do Pará, para execução do Projeto Fortalecimento do Monitoramento, da Fiscalização e do Licenciamento Ambiental para Prevenção e Controle de Desmatamento no Estado do Pará.

Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre Estado (Semas), MPE e MP, que permite o compartilhamento de espaço físico, dados, informações e produção de conhecimentos, usando tecnologias automatizadas disponíveis e produtos gerados pelo Cimam, com atuação no território do Estado do Pará.

10h10 - Introdução - Cadastro Ambiental Rural no Estado do Pará: Pioneirismo, Avanços e Perspectivas:
Maximira Silva (Semas), Carlos Eduardo Sturm (Serviço Florestal Brasileiro).

11 h - 1º Painel - Cadastro Ambiental Rural e as experiências estaduais de Gestão Ambiental na Amazônia Legal:
Thales Belo (Semas), Carlos Aragon (GCF) e representantes do Fórum de Secretários de Estado da Amazônia Legal.
Mediadora: Adelaide Oliveira.

12 h -14 h - Intervalo para almoço

14 h - 15h45 - 2º Painel - Cadastro Ambiental Rural e as Ferramentas de Ordenamento, Monitoramento e Transparência Ambiental.
Expositores: Thales Belo (Semas), Ricardo Negrini (MPF), Luiz Fernandes Rocha (Segup) e Cássio Rodrigues (Semas).
Mediadora:  Gabriela Savian (Ipam).

Discussão, perguntas e respostas.

15h45 – 16 h - Intervalo

16 h - 17h30 - 3º Painel - Cadastro Ambiental Rural e os avanços na Regularização Ambiental do Público da Agricultura Familiar e de povos e comunidades tradicionais.
Expositores: Maximira Silva (Semas); Jamerson Viana (Emater); Manoel Edivaldo (STTR – Santarém),  Alcindo Castro (Conaq), Ronaldo Coelho (Incra).
Mediadora: Lucimar Souza (Ipam).

Discussão, perguntas e respostas.


28/11

8h30 – 09 h - Síntese do 1º dia do evento (Andreia Coelho).

09 h - 10h30 - 3º Painel – Cadastro Ambiental Rural no Fortalecimento da Gestão Ambiental Municipal:
Expositores: Márcia Azevedo (Rondon do Pará), Diana Castro (Semas), Maria Gertrudes (Semas/PMV), Oscar Peixoto (Fopesma), representante do Fundo Amazônia.
Mediadora: Juliane Moutinho (PMV).

Discussão, perguntas e respostas.

10h30 – 12 h - 4º Painel - Cadastro Ambiental Rural e o Programa de Regularização Ambiental do Estado do Pará (PRA):
Expositores: Renato Chaves (Semas), Julia Mangueira (TNC), representante da Universidade Federal Rural da  Amazônia (Ufra), representante do Ideflor-bio.
Mediador: Francisco Fonseca (TNC).

Discussão, perguntas e respostas.