Sessão Maldita exibe filme português “Non, ou vã glória de mandar”




Nesta segunda, 26, às 19h, o Cine Líbero Luxardo exibirá o filme português “Non, ou a vã glória de mandar”, dirigido por Manoel de Oliveira. A dramaturgia é baseada na história do país europeu e recorda as batalhas travadas pelos portugueses desde o tempo de D. Afonso Henriques - Rei de Portugal - até a guerra colonial.

O filme se passa durante a guerra colonial portuguesa, na África. Um oficial relata aos seus companheiros de armas, enquanto fazem a patrulha pela savana africana, a epopeia de Portugal, construída em torno de grandes derrotas. A história termina com a revolução de 25 de abril de 1974, no mesmo dia em que o oficial morre, depois de sua patrulha ter caído numa emboscada.

O longa-metragem teve sua estréia mundial no festival de Cannes em 1990, onde o diretor Manoel de Oliveira foi homenageado. “Non, ou vã glória de mandar” foi o filme mais ambicioso e de maior envergadura de toda a carreira do cineasta. A obra terá exibição única e entrada franca na Sessão Maldita do Cine líbero Luxardo, localizado no Centur.

Serviço:
Filme “Non, ou vã glória de mandar”, de Manoel de Oliveira, será exibido na próxima segunda, 26, às 19h, no Cine Líbero Luxardo, que fica na Av. Gentil Bittencourt, 650. Classificação etária 12 anos. Entrada franca.