TJPA amplia proteção à infância e juventude na Comarca de Belém




O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) vai instalar nesta segunda-feira, 26, na Comarca de Belém, a 2ª Vara de Crimes contra Crianças e Adolescentes. Com a criação de mais uma Vara especializada, o Judiciário busca conferir maior celeridade e eficácia à repressão ao abuso e à exploração sexual praticados contra crianças e adolescentes, cuja demanda representa a finalidade primordial da unidade especializada. O Judiciário também levou em consideração para a adoção da medida a crescente demanda de crimes relativos à corrupção de menores. A cerimônia de instalação ocorrerá às 8h30, no Fórum Criminal de Belém.

A nova Vara criada (2ª Vara) terá competência exclusiva para processar e julgar os crimes de corrupção de menores e demais crimes contra crianças e adolescentes, como maus tratos. A unidade judicial vai iniciar as atividades com um acervo de 1.049 processos.

Já os crimes contra a dignidade sexual serão processados e julgados exclusivamente pela atual Vara especializada (1ª Vara), com o acervo de 1.087 processos. Dessa maneira, todos os processos atualmente vinculados à 1ª Vara que não digam respeito à crimes contra a dignidade sexual serão redistribuídos para a 2ª Vara.

A criação da nova Vara constitui projeto vinculado ao macrodesafio Celeridade e Produtividade na prestação jurisdicional do Planejamento Estratégico do Judiciário, e atende também aos preceitos da Carta da Constituição das Estratégias em Defesa da proteção Integral dos Direitos da Criança e do Adolescente, firmada pelo Conselho Nacional de Justiça com diversas instituições públicas, que prevê como ação prioritária estimular a especialização de unidades no âmbito do sistema de justiça, ou a concentração de atribuições e competências para a investigação e o processamento da ação penal dos crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes.

Em sessão do Pleno do Tribunal de Justiça do Pará, realizada no dia 7 de novembro, os desembargadores integrantes da Corte aprovaram minuta de Resolução redefinindo a competência da atual Vara que processa e julga crimes relativos a essa matéria, que passará a ser chamada de 1ª Vara de Crimes contra Crianças e Adolescentes.