Nesta
segunda-feira, 26, a Natura cumpre mais um ciclo de comunicação com a
comunidade local de Benevides (PA), onde está localizado o Ecoparque, complexo
industrial que abriga a fábrica de sabonetes da empresa. O Painel de
Comunicação Social e Ambiental, realizado desde 2011, é um importante momento
de demonstração dos resultados socioambientais da empresa no Pará e,
principalmente, na comunidade local.
O encontro vai
reunir moradores das comunidades de Benevides, fornecedores locais,
instituições do terceiro setor, representantes dos governos e Academia, além de
empresas locais, Consultoras de Beleza e colaboradores Natura. Durante o
evento, haverá apresentações da gerência industrial, de meio ambiente e outras
áreas corporativas da Natura, com espaço também para interações entre gestores
do empreendimento e convidados, que estarão livres para fazer perguntas sobre o
projeto. Os convidados também serão levados para um tour nas dependências da
fábrica.
Produção e
empreendedorismo
A fábrica do
Ecoparque está em franca expansão, já tendo absorvido cerca de 70% do portfólio
de sabonetes da Natura. Além disso, em outubro de 2018, o empreendimento bateu
o recorde de produção mensal, chegando ao total de 33 milhões de unidades/mês.
Estima-se um aumento de mais de 10% no volume total de produção que em 2017 foi
de cerca de 220 milhões, devendo, em 2018, chegar a mais de 240 milhões de
pastilhas produzidas.
Na área
social, em 2018, um destaque foi o lançamento do edital do “Prêmio Acolher”,
na categoria “Comunidades do Entorno da Natura”, onde o principal objetivo é
identificar e reconhecer integrantes das comunidades dos entornos Natura – em
especial Benevides – que gerenciam projetos socioambientais focados no
desenvolvimento humano, inspirando o empreendedorismo social.
Nesta edição,
a Natura investiu diretamente em projetos locais, inaugurando uma nova fase de
seu Programa de Desenvolvimento Local, que tem como foco estratégico
identificar e fortalecer iniciativas com potencial para solucionar problemas
sociais. Iniciado em 2014, o programa já ajudou a formar a rede de
desenvolvimento local ‘União para o Desenvolvimento de Benevides’, que reúne
uma série de entidades e lideranças locais interessadas no desenvolvimento do
município.
Na área de
empreendedorismo, desde 2016, a Natura realiza o LAB de Inovação com foco em
negócios que mantêm a floresta em pé. O Desafio Natura Amazônia deixou um saldo
positivo de mais de 150 startups e negócios de todo Brasil inscritos, além de
conexão direta com comunidades ligadas à cadeia de valor na Amazônia,
aceleração e mentoria a 17 empreendimentos em workshops que ocorreram no
Ecoparque.
Agora em
2018, a Natura está realizando em parceria com o Centro de Empreendedorismo da
Amazônia, SEBRAE/Pa e outros importantes parceiros estratégicos, o Programa
Amazônia Up, com objetivo de apoiar empreendedores da Amazônia identificando e
fomentando negócios de impacto através da pré-aceleração de ideias e/ou
negócios de base rural com foco em floresta e sociobiodiversidade.
Complexo
industrial na Amazônia
O Ecoparque,
em Benevides, foi inaugurado pela Natura em 2014 para ser um hub que conecta as
comunidades fornecedoras de insumos a empresas dispostas a investir e a
desenvolver negócios na região. Um importante reconhecimento para o trabalho e
mão de obra local, contribuindo cada vez mais para o crescimento dos
profissionais local. Além da fábrica de sabonetes Natura, ele conta com a
empresa alemã Symrise, produtora de óleos e essências naturais, instalada no
Ecoparque desde 2015.
Em 2017,
Natura e Symrise se uniram à GIZ (Agência Alemã de Cooperação Internacional)
para gerar impacto positivo em 14 cooperativas parceiras, que englobam 1.140
famílias. O projeto, já em fase de implantação, será desenvolvido até 2020 e
prevê a oferta de treinamentos sobre gestão e prestação de contas, ações para
aprimorar os processos produtivos das cooperativas e auxílio para iniciativas
de recuperação de áreas degradadas. Estima-se que as ações aumentem em até 20%
o volume médio de vendas das cooperativas envolvidas, elevando também a renda
das famílias.
O Ecoparque
funciona, ainda, com o Núcleo de Inovação Natura Amazônia (Nina), que atua como
um hub de Ciência & Tecnologia e por meio de parcerias prioriza o
desenvolvimento de tecnologias e de inovação para as cadeias produtivas da
sociobiodiversidade.
Sobre a
Natura
Fundada em
1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Líder no
setor de venda direta no Brasil, com mais de 1,7 milhão de consultoras, faz
parte da Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Natura, The
Body Shop e Aesop – que registrou R$ 9,9 bilhões de receita líquida em 2017.
Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação B Corp no
mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e
sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. Com operações no Brasil,
Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México e Peru, produtos da
marca Natura podem ser adquiridos com as consultoras Natura, pelo Rede Natura,
por meio do app Natura ou nas lojas. Para mais informações sobre a empresa,
visite www.natura.com.br e confira os seus perfis nas redes sociais: LinkedIn,
Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.