VIII Painel de Comunicação Social e Ambiental da Natura, que acontece nesta segunda-feira, 26.




Nesta segunda-feira, 26, a Natura cumpre mais um ciclo de comunicação com a comunidade local de Benevides (PA), onde está localizado o Ecoparque, complexo industrial que abriga a fábrica de sabonetes da empresa. O Painel de Comunicação Social e Ambiental, realizado desde 2011, é um importante momento de demonstração dos resultados socioambientais da empresa no Pará e, principalmente, na comunidade local.

O encontro vai reunir moradores das comunidades de Benevides, fornecedores locais, instituições do terceiro setor, representantes dos governos e Academia, além de empresas locais, Consultoras de Beleza e colaboradores Natura. Durante o evento, haverá apresentações da gerência industrial, de meio ambiente e outras áreas corporativas da Natura, com espaço também para interações entre gestores do empreendimento e convidados, que estarão livres para fazer perguntas sobre o projeto. Os convidados também serão levados para um tour nas dependências da fábrica.

Produção e empreendedorismo

A fábrica do Ecoparque está em franca expansão, já tendo absorvido cerca de 70% do portfólio de sabonetes da Natura. Além disso, em outubro de 2018, o empreendimento bateu o recorde de produção mensal, chegando ao total de 33 milhões de unidades/mês. Estima-se um aumento de mais de 10% no volume total de produção que em 2017 foi de cerca de 220 milhões, devendo, em 2018, chegar a mais de 240 milhões de pastilhas produzidas.

Na área social,  em 2018, um destaque foi   o lançamento do edital do “Prêmio Acolher”, na categoria “Comunidades do Entorno da Natura”, onde o principal objetivo é identificar e reconhecer integrantes das comunidades dos entornos Natura – em especial Benevides – que gerenciam projetos socioambientais focados no desenvolvimento humano, inspirando o empreendedorismo social.

Nesta edição, a Natura investiu diretamente em projetos locais, inaugurando uma nova fase de seu Programa de Desenvolvimento Local, que tem como foco estratégico identificar e fortalecer iniciativas com potencial para solucionar problemas sociais. Iniciado em 2014, o programa já ajudou a formar a rede de desenvolvimento local ‘União para o Desenvolvimento de Benevides’, que reúne uma série de entidades e lideranças locais interessadas no desenvolvimento do município.

Na área de empreendedorismo, desde 2016, a Natura realiza o LAB de Inovação com foco em negócios que mantêm a floresta em pé. O Desafio Natura Amazônia deixou um saldo positivo de mais de 150 startups e negócios de todo Brasil inscritos, além de conexão direta com comunidades ligadas à cadeia de valor na Amazônia, aceleração e mentoria a 17 empreendimentos em workshops que ocorreram no Ecoparque.

Agora em 2018, a Natura está realizando em parceria com o Centro de Empreendedorismo da Amazônia, SEBRAE/Pa e outros importantes parceiros estratégicos, o Programa Amazônia Up, com objetivo de apoiar empreendedores da Amazônia identificando e fomentando negócios de impacto através da pré-aceleração de ideias e/ou negócios de base rural com foco em floresta e sociobiodiversidade.

Complexo industrial na Amazônia

O Ecoparque, em Benevides, foi inaugurado pela Natura em 2014 para ser um hub que conecta as comunidades fornecedoras de insumos a empresas dispostas a investir e a desenvolver negócios na região. Um importante reconhecimento para o trabalho e mão de obra local, contribuindo cada vez mais para o crescimento dos profissionais local. Além da fábrica de sabonetes Natura, ele conta com a empresa alemã Symrise, produtora de óleos e essências naturais, instalada no Ecoparque desde 2015.

Em 2017, Natura e Symrise se uniram à GIZ (Agência Alemã de Cooperação Internacional) para gerar impacto positivo em 14 cooperativas parceiras, que englobam 1.140 famílias. O projeto, já em fase de implantação, será desenvolvido até 2020 e prevê a oferta de treinamentos sobre gestão e prestação de contas, ações para aprimorar os processos produtivos das cooperativas e auxílio para iniciativas de recuperação de áreas degradadas. Estima-se que as ações aumentem em até 20% o volume médio de vendas das cooperativas envolvidas, elevando também a renda das famílias.

O Ecoparque funciona, ainda, com o Núcleo de Inovação Natura Amazônia (Nina), que atua como um hub de Ciência & Tecnologia e por meio de parcerias prioriza o desenvolvimento de tecnologias e de inovação para as cadeias produtivas da sociobiodiversidade.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Líder no setor de venda direta no Brasil, com mais de 1,7 milhão de consultoras, faz parte da Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Natura, The Body Shop e Aesop – que registrou R$ 9,9 bilhões de receita líquida em 2017. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação B Corp no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. Com operações no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México e Peru, produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as consultoras Natura, pelo Rede Natura, por meio do app Natura ou nas lojas. Para mais informações sobre a empresa, visite www.natura.com.br e confira os seus perfis nas redes sociais: LinkedIn, Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.