Policiais são certificados para atuarem como educadores ambientais



Será realizada nesta quarta-feira (5), no auditório do Palácio dos Despachos, a Cerimônia de Certificação do I Curso de Formação de Educadores Ambientais da Amazônia (CFEAM), na qual serão certificados 36 concluintes.

A capacitação foi realizada no período de 5 a 30 de novembro, em parceria entre a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), o Comando de Policiamento Ambiental (CPA) e o Batalhão de Polícia Ambiental (CPA) e teve por finalidade formar policiais militares para atuarem como multiplicadores do conhecimento e da importância da sustentabilidade e preservação do meio ambiente junto a crianças e adolescentes da rede pública estadual de ensino, além de receber ferramentas para colocar em prática o Programa de Educação Ambiental no âmbito da PMPA.

Com disciplinas teóricas, workshops e palestras, a capacitação totalizou 142 horas/aula, com 13 disciplinas, ministradas por instrutores especialistas, mestres e doutores. O público alvo foram policiais com perfil para trabalhar na Educação Ambiental, selecionados pelos comandantes de cada batalhão participante. A primeira turma foi constituída por 35 policiais militares de Belém e dois de Santarém, que permaneceram em tempo integral a disposição do curso.

A estrutura curricular obedeceu a Política de Educação Ambiental e as diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental e se constituiu de disciplinas dos seguintes eixos da Educação Básica: Meio ambiente; Segurança e Recursos Naturais, além da produção e avaliação de materiais pedagógicos.