Ponto de Apoio realiza ação especial no Utinga para crianças e adultos atendidos pela APAE-Belém e grupo "As Guardiãs"


O projeto Ponto de Apoio promove mais um final de semana de lazer para pessoas com deficiência e idosos com mobilidade reduzida. A 16º edição terá uma dinâmica especial. No sábado (20), os passeios em bikes adaptadas pelo parque do Utinga serão disponibilizados para cadeirantes atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém e crianças do grupo de mães "As Guardiãs". Já no domingo (21), a ação será aberta para a comunidade em geral. As inscrições já estão abertas. Para participar, basta acessar o endereço https://forms.gle/K4ooKWkyxULEYptR6, preencher o cadastro e escolher um horário. Vagas limitadas.

A APAE Belém já desenvolve atividades com bicicletas. Neste sentido, a parceria com o projeto vem ampliar as possibilidades de acessibilidade e interação de seu público com a natureza, voluntários e demais frequentadores do Parque. "Essa iniciativa irá proporcionar aos nossos usuários uma possibilidade de novas experiências cognitivas, além de garantir um momento único de lazer, socialização, fortalecimento de vínculos e inclusão social", destacou Ana Carolina Salomão, Assistente Social e Coordenadora do Centro de Atendimento Multidisciplinar de Saúde (CAMS) da Associação. A ação de sábado contará com 20 cadeirantes.

Outro grupo que também será beneficiado é o de mães de crianças e jovens com deficiência denominado "As Guardiãs". Criado em 2017, para a troca de experiências, informações e apoio em tratamentos, hoje conta com mais de 100 mulheres de vários municípios do Estado, sendo a maior parte da capital. A aproximação com o projeto surgiu a partir da participação do pequeno Guilherme, de 4 anos, na 10º edição, no mês de janeiro. Sua mãe, Nadiente Silva, que também faz parte da coordenação, aprovou a iniciativa ao ver a felicidade do filho.