O setor comercial paraense manteve alta
em março com 1,4%, o que fez o Pará ocupar a oitava posição entre os estados
brasileiros. Parte do aumento foi impulsionado pela alta no comércio de
alimentos e bebidas nos últimos meses, ligadas aos hipermercados e
supermercados da região.
O começo de 2019, até o mês de março,
para o comércio registrou 4,1%. Apesar do resultado positivo, foi inferior aos
9,8% de 2018 que revelou uma recuperação do comércio frente aos anos anteriores
que registraram taxas negativas. Ou seja, o estado ainda se recupera da crise
econômica, porém em um ritmo mais lento se comparado ao último ano.
Mesmo com 7 reajustes nas refinarias,
venda de combustíveis impulsionou o mês
Com 7 reajustes nas refinarias de
gasolina, o quadro brasileiro do setor de combustíveis e lubrificantes foi de
queda, o que não se refletiu no Pará. No estado, o volume deste setor registrou
alta com os paraenses comprando mesmo com preços maiores. Isto aconteceu
possivelmente pela necessidade de usar o veículo próprio e medo de futuros
aumentos no preço da gasolina.
Cosméticos, produtos de perfumaria e
higiene pessoal foram destaques em março
Parte dos varejistas
que ofertam cosméticos, produtos de perfumaria e higiene pessoal tiveram
aumento no volume de vendas. Uma das possíveis causas destes aumentos foi uma
maior quantidade de estabelecimentos que comercializam esse tipo de produto, o
que acaba diminuindo o preço e atraindo mais clientes.