Comércio manteve alta em março com vendas de alimentos e bebidas


O setor comercial paraense manteve alta em março com 1,4%, o que fez o Pará ocupar a oitava posição entre os estados brasileiros. Parte do aumento foi impulsionado pela alta no comércio de alimentos e bebidas nos últimos meses, ligadas aos hipermercados e supermercados da região.

O começo de 2019, até o mês de março, para o comércio registrou 4,1%. Apesar do resultado positivo, foi inferior aos 9,8% de 2018 que revelou uma recuperação do comércio frente aos anos anteriores que registraram taxas negativas. Ou seja, o estado ainda se recupera da crise econômica, porém em um ritmo mais lento se comparado ao último ano.

Mesmo com 7 reajustes nas refinarias, venda de combustíveis impulsionou o mês

Com 7 reajustes nas refinarias de gasolina, o quadro brasileiro do setor de combustíveis e lubrificantes foi de queda, o que não se refletiu no Pará. No estado, o volume deste setor registrou alta com os paraenses comprando mesmo com preços maiores. Isto aconteceu possivelmente pela necessidade de usar o veículo próprio e medo de futuros aumentos no preço da gasolina.
  
Cosméticos, produtos de perfumaria e higiene pessoal foram destaques em março

Parte dos varejistas que ofertam cosméticos, produtos de perfumaria e higiene pessoal tiveram aumento no volume de vendas. Uma das possíveis causas destes aumentos foi uma maior quantidade de estabelecimentos que comercializam esse tipo de produto, o que acaba diminuindo o preço e atraindo mais clientes.