Itens de vestuário e moda serão os itens
mais comprados para o presente de Dia das Mães 2019, segundo a consultoria GfK.
Em estudo feito em parceria com a Vivo Ads mostra que 41% das pessoas que
pretendem presentear nessa data escolherão itens de vestuário, que também foi a
categoria mais comprada em 2018, com 37% das compras efetivas.
Em segundo lugar, vêm os produtos de
beleza, com 27% da intenção de compra para 2019, e acessórios com 16%. “A boa
notícia para o comércio é que o consumidor está disposto a desembolsar mais
para o presente desse ano”, explica Ricardo Moura, Diretor de Produtos da Gfk.
Mais de 1/3 têm a intenção de gastar mais esse ano, principalmente, na compra
de produtos de beleza. A média de desembolso para o presente das mães declarada
pelos consumidores que responderam à pesquisa está em R$ 353,00. Aqueles que pretendem
gastar mais de R$ 1 mil representam 7%. Já os que pretendem gastar entre R$
500,00 e R$ 1 mil, são 3%; e entre R$ 300,00 e R$ 500,00, 4%. O desembolso de
até R$ 100,00 representa 63% do público.
De todas as categorias de produtos
classificados para a pesquisa, o desembolso com acessórios e
eletroeletrônicos/eletroportáteis são os mais expressivos, superando os R$
500,00
Já no que diz respeito à forma de
pagamento, 74% dos entrevistados pretendem pagar à vista e apenas 6% dos
entrevistados pretendem parcelar as compras em mais de quatro vezes.
Outro dado pesquisado é o canal
escolhido pelo consumidor. Em 2019, para o Dia das Mães, 55% dos consumidores
declararam que vão adquirir seus presentes em lojas físicas, contra 17% em
canais online. “Essa informação está diretamente relacionada à categoria de
produtos escolhida”, afirma Moura, Diretor de Produtos.